HÁ MÚSICA NA CASA DA CERCA 2024 - PAULO RIBEIRO E AS CANTADEIRAS DE ESSÊNCIA ALENTEJANA
Concertos ao Pôr-do-Sol
19h – Playlist TERESA REIS | 21h30 – Concerto PAULO RIBEIRO E AS CANTADEIRAS DE ESSÊNCIA ALENTEJANA
Paulo Ribeiro é um cantautor apaixonado pelo Alentejo, autor de novas modas para o Cante Alentejano, compositor de bandas sonoras, música para teatro e performances de poesia. Desenvolve há quase duas décadas um intenso trabalho em torno do Cante, em colaboração com alguns dos mais representativos grupos corais. Traz consigo na bagagem canções que têm marcado o seu percurso musical, em que se incluem modas originais e modas do cancioneiro tradicional, para um espetáculo a que se juntam as vozes das Cantadeiras de Essência Alentejana. Com a premissa de salvaguardar o Cante Alentejano em Almada, este grupo é formado atualmente por 18 mulheres, com idades entre os 19 e os 81 anos.
Mais do que um concerto, um encontro intergeracional, celebração da Diáspora Alentejana com o Cante Alentejano em destaque, no ano em que se comemora o 10.° aniversário da sua elevação a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Os Concertos ao Pôr do Sol voltam a incluir, em 2024, a apresentação de playlists de convidados. São momentos em que podemos ouvir as músicas favoritas escolhidas por personalidades relevantes no contexto da programação do ano, entre as quais atores, músicos, artistas, ativistas, escritores, etc. Em agosto, a convidada é TERESA REIS.
O programa Há Música na Casa da Cerca é desenvolvido, desde 2015, pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea em parceria com a PontoZurca – editora e produtora discográfica. Apresenta uma seleção musical eclética e realiza-se anualmente em vários espaços da Casa e do Jardim. Em 2024 cumpre-se a sua 10.ª edição e, em jeito de celebração, revisitam-se todas as categorias de programação que fizeram parte do ciclo ao longo dos anos: Concertos ao Pôr-do-Sol (incluindo a partilha de playlists de convidados), Música nas Exposições e Concertos Invisíveis.
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca, 2800-050 Almada
ENTRADA GRATUITA
sujeita à lotação do espaço
Todos os públicos