HÁ MÚSICA NA CASA DA CERCA 2025 – João Paulo Esteves da Silva Trio
Concertos ao Pôr-do-Sol
18h – Concerto João Paulo Esteves da Silva Trio
João Paulo Esteves da Silva, natural de Lisboa, é um dos mais versáteis e distintivos compositores-pianistas da sua geração. Primariamente associado ao jazz e à música criativa improvisada, desempenhou também um papel de relevo na música popular portuguesa – destacam-se as suas colaborações com Sérgio Godinho ou Vitorino enquanto arranjador.
A sua discografia em nome próprio denota três fases distintas: uma primeira (documentada na sua maioria pela MA Recordings), em que se destacou como um dos pioneiros e principais compositores do chamado jazz português; uma segunda (documentada pela Clean Feed), em que navega, primariamente, por via da composição espontânea, entre idiomas de carácter local e aproximações ao jazz de vanguarda; e uma terceira, em curso, dedicada sobretudo à composição espontânea, agora numa vertente mais europeia.
Ao longo dos anos, a escrita de canções tem também ocupado uma parte significativa da sua produção. Tem, além disso, explorado ligações da música com outras artes, como o cinema, a fotografia ou o teatro, sendo ainda tradutor e poeta, com vários livros publicados.
João Paulo Esteves da Silva Trio apresenta-se, neste concerto, com João Paulo Esteves da Silva ao Piano, Omer Govreen no contrabaixo e Samuel Rohrer na bateria.
Esta é a 11.ª edição do programa HÁ MÚSICA NA CASA DA CERCA, desenvolvido, desde 2015, pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em parceria com a PontoZurca – editora e produtora discográfica. Realiza-se em vários espaços da Casa e do Jardim, apresentando uma seleção musical eclética nos formatos Concertos ao Pôr do Sol e Música nas Exposições.
> CONCERTOS AO PÔR DO SOL
Acontecem no Anfiteatro do Jardim Botânico e convidam a desfrutar, ao final do dia, da bela vista sobre o Tejo acompanhada de música.
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca, 2800-050 Almada
ENTRADA GRATUITA
sujeita à lotação do espaço
Todos os públicos