A proposta, elaborada pelos alunos da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, visava a melhoria das instalações desportivas da escola, incluindo a substituição do piso do campo exterior, que apresentava grande desgaste após anos de intensa utilização.
Esta obra permite que as várias modalidades da disciplina de Educação Física, bem como as atividades do Desporto Escolar, possam decorrer com maior qualidade, favorecendo uma utilização mais ampla pela comunidade educativa.
Na cerimónia, diante dos alunos e docentes da escola, a Presidente da CMA sublinhou a importância de iniciativas como o OPJ, que representam um exemplo de participação ativa dos mais jovens. “A construção e gestão de uma cidade, de um território, de uma sociedade, de um país, faz-se também com o esforço, a colaboração e o empenho de todos, todos os dias. Era esta mobilização de todos vós, no quotidiano, pelo vosso território, cidade, escola, vizinhança, que queríamos quando introduzimos o Orçamento Participativo Jovem. É o empenho e envolvimento de todos, independentemente da idade, do sexo, da raça ou dos gostos. É o empenho de todos que faz avançar a sociedade. Ver tanta gente nova e empenhada é isso que celebramos hoje. Por isso, celebramos o Orçamento Participativo Jovem. Este é um espaço vosso e para vocês.”
O Vereador Filipe Pacheco, responsável pelos pelouros do Desporto e Juventude, aproveitou a oportunidade para referir que, desde o início em 2019, a grande adesão dos jovens nas primeiras edições do OPJ permitiu a alteração da iniciativa, que antes ocorria de dois em dois anos, para uma edição anual. “Este projeto está totalmente alinhado com o que a Câmara Municipal de Almada está a fazer, que é o nosso Plano de Requalificação dos Polidesportivos de Proximidade. Porque ter este tipo de equipamentos desportivos nos bairros e nas escolas é uma forma de pôr mais pessoas a fazer desporto, mais gente a mexer-se, mais gente a praticar atividade física”, afirmou o vereador.
A cerimónia contou ainda com as presenças da Vice-Presidente Maria Teodolinda Silveira, do Vereador José Pedro Ribeiro, da Presidente da União de Freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Pragal, Maria D’Assis, da Diretora da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Guilhermina Rodrigues, de Ana Paula Silva (em representação da Assembleia Municipal de Almada), do Diretor Municipal Mário Ávila, do Subintendente José Merca (Comandante da Divisão da PSP de Almada) e do Chefe Francisco Franco (Supervisor Operacional do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade).
Após a cerimónia de descerramento da placa de inauguração, o executivo foi convidado a visitar uma exposição realizada pelos alunos dentro das instalações da escola.