Jardins Públicos

VER MAPA

Jardim do Solar dos Zagallos

Jardim do Solar dos Zagallos
O Solar dos Zagallos pertenceu à família Zagallo até 1908, ano em que foi adquirido pelos Piano e em 1980 passou para as mãos da Câmara Municipal de Almada que mantém o Solar e os jardins circundantes abertos ao público. Possui um excelente jardim, onde se destacam a alameda e os bancos forrados a azulejos. Os espaços exteriores integram um pomar, jardins e lagos, bem como uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Passos, com decoração em azulejos azuis e brancos. Ao fundo do jardim, em terrenos que haviam pertencido à Quinta de Santo António do Caiado, encontra-se um edifício de planta octogonal – a casa da água, onde se recolhia a água de uma mina próxima. No mesmo local existe a capela de Santo António do Caiado, pequeno espaço de culto no qual se destaca o altar revestido de azulejos e o tecto de embrechados (revestimento decorativo feito com conchas, fragmentos de faiança, de rochas e vidro). O jardim atualmente tem árvores de porte monumental em vias de classificação como Árvores de Interesse Público pelo ICNF.