Percursos de autor - José Carlos Araújo
Jornalista
Falámos com José Carlos Araújo sobre como foi crescer, e como é viver em Almada.
Cresceu na Cova da Piedade, depois no Laranjeiro, e reside actualmente na Charneca. Das memórias mais antigas salienta o brincar na rua com os amigos, junto às casas dos pais ou avós. Andavam em grupo e nunca se afastavam muito, até porque frequentava as aulas de natação na SFUAP (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense), e dali ao mercado era a zona das brincadeiras.
Mais tarde trabalhou na Rádio Voz de Almada, ia muito ao cinema na Academia Almadense e na Incrível. Jantar fora e ir ao cinema eram programas que fazia com frequência, nomeadamente o circuito na rua Capitão Leitão e na zona do centro comercial M. Bica. Foi frequentador do Ondaparque e as praias preferidas eram as da Rainha e a do Rei. Quanto à vida noturna recorda-se da discoteca Visage na Costa da Caparica, mas a sua preferência era ficar por Almada nas esplanadas à conversa com os amigos, perto da Emídio Navarro.
Viver em Almada significa liberdade para corridas e passeios pelos parques, poder desfrutar das praias da Costa da Caparica e tudo o que o concelho tem para oferecer em termos de lazer. O seu quotidiano é feito no concelho de Almada, não sente necessidade de se deslocar para tratar de assuntos, é tudo perto.
ROTEIRO
Os locais do José Carlos Araújo
- Parque da Paz
- Parque Multiusos Sobreda
- Praias da Costa da Caparica
Percurso
- Travessia de Cacilheiro
- Almada Velha
- Miradouro do Jardim do Castelo
- Casa da Cerca
- Cristo-Rei