Procissão de São Pedro
Até ao século XVIII, a igreja devotada a N. S. da Conceição, na parte leste da Trafaria, funcionou como igreja matriz desta povoação piscatória. Após um incêndio foi construída uma nova igreja, no centro da povoação, custeada pelos pescadores, que recebeu o orago de São Pedro, protetor das viúvas e homens do mar.
Até à instituição da República, o cortejo religioso dedicado a São Pedro foi organizado por uma Irmandade, perdendo depois dinamismo.
A procissão voltou a ser organizada, de forma irregular, a partir da década de 1950, umas vezes sendo realizada de noite, outras com a participação dos botes pesqueiros que, em cortejo no rio, acompanhavam o barco que transportava a imagem. Desde meados da década de 1990, a procissão é realizada na tarde do 1º domingo seguinte ao dia de São Pedro, 29 de junho.
Atualmente, a procissão integra as festas da Trafaria e é organizada pela Mordomia de São Pedro dessa Paróquia. A missa na igreja matriz da Trafaria antecede a saída, em cortejo da imagem de São Pedro, acompanhado pela Banda dos Bombeiros Voluntários da Trafaria e percorre as ruas da vila, fazendo paragem junto à praia onde todas as embarcações são benzidas, retornando depois à Praça da República e à igreja matriz.
Trafaria, anual