Os ecocentros móveis são equipamentos compartimentados que circulam pelo concelho, permitindo a deposição de diversos tipos de resíduos, em particular resíduos perigosos, que produzimos nas nossas habitações e que não sabemos que destino dar, acabando muitas vezes no lixo comum.
As tipologias de resíduos disponíveis são:
- Embalagens contaminadas com substâncias perigosas (latas de tintas, solventes e outros produtos químicos)
- Pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos
- Pilhas e acumuladores portáteis
- Tinteiros e toners de impressão
- Lâmpadas tubulares e lâmpadas diversas
- Rolhas de cortiça
- Cápsulas de café
- Óleos lubrificantes
- Óleos alimentares usados
- Têxteis
Os resíduos recolhidos são posteriormente encaminhados para reciclagem e/ou tratamento, recorrendo a entidades devidamente autorizadas para o efeito.
O primeiro ecocentro móvel foi disponibilizado ao público no final de 2022, durante o Mercado de Natal Amigo da Terra.
Atualmente o município conta com 2 ecocentros móveis que circulam pelo concelho ao longo do ano, de acordo com um calendário pré-definido.

Alertas:
Entre 15 e 22 de setembro de 2025 o ecocentro móvel que se encontrava na Av. 1ª de Maio na Costa da Caparica estará disponível na Praceta Ferreira de Mira no Bairro da Quinta Nova na Charneca da Caparica, no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade. Agradecemos a compreensão.
Por motivos de ordem técnica, o ecocentro móvel que estaria localizado no largo 5 de outubro nos meses de julho e agosto, encontra-se na Rua Jaime Rebelo, perto do Museu da Cidade. Pedimos desculpa pelos eventuais incómodos causados.
Mais informações:
Departamento de Higiene Urbana
Tel. 212 549 700