Qualidade de Vida
17 March 2021

«Innovation District» nasce em Almada

É um dos mais importantes projetos dos últimos anos em Almada e na Área Metropolitana de Lisboa. O «Almada Innovation District» envolve mais de 800 milhões euros de investimento e a criação de 17 000 empregos nas zonas do Monte de Caparica e do Porto Brandão.
Cma Logo

Para Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, o «Almada Innovation District» é o projeto estruturante para a afirmação de Almada «enquanto polo de inovação e de criação de soluções de sustentabilidade inovadoras, assumindo também um papel de projeção de Portugal a nível internacional».

Impulsionado pelo Município de Almada, que congregou num objetivo comum de desenvolvimento territorial a Universidade Nova de Lisboa e diversos investidores privados, o «Innovation District» conta com um investimento estimado superior a 800 milhões de euros.

Forte investimento, mais emprego, melhor qualidade de vida

O «Innovation District» trará uma nova centralidade a Almada e às zonas do Monte de Caparica e do Porto Brandão, dedicada à inovação, ao conhecimento e à tecnologia, por via de um projeto conjunto de diversas entidades públicas e privadas.

Nas zonas do Monte de Caparica e de Porto Brandão, vai nascer uma nova cidade, com uma área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes.

Além da criação de infraestruturas turísticas e públicas como, por exemplo, a reabilitação de Porto Brandão e a extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica, o «Almada Innovation District» prevê ainda a criação de 1000 novos fogos habitacionais e o desenvolvimento de atividades económicas que contribuirão para a criação de 17 000 novos postos de trabalho.

Uma nova «cidade» amiga do ambiente

O «Almada Innovation District» será uma nova cidade, moderna e sustentável, voltada para o mundo, e concebida de acordo com os objetivos definidos pelo desenvolvimento sustentável até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, integrando um conjunto de soluções ambientais inovadoras.

O projeto prevê a criação de uma comunidade energética com produção própria, sustentável e neutra em carbono, estruturando o desenvolvimento urbano em torno dos parques verdes e integrando, também, métodos e soluções de construção ecológicas e sustentáveis.