As Comissões Técnicas do CMJ são grupos de trabalho criados para garantir que os jovens participam ativamente nas decisões que lhes dizem respeito. Funcionam com base nos princípios de codecisão e cogestão, assegurando que nada é planeado para os jovens sem que eles próprios estejam incluídos no processo.
Qual é o seu papel?
As Comissões Técnicas têm como principal objetivo analisar, acompanhar e apoiar iniciativas e projetos da juventude, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Almada. Entre as suas funções estão:
- Avaliar propostas apresentadas no âmbito de programas como o Orçamento Participativo Jovem (OPJ);
- Garantir a viabilidade das ideias, assegurando que cumprem os critérios definidos em regulamento;
- Dar apoio e sugestões criativas aos técnicos municipais, contribuindo com novas perspetivas e propostas “fora da caixa”.
Como funcionam?
A composição varia consoante o objetivo da comissão.
No OPJ, a Comissão de Análise Técnica é formada por 3 representantes do município e 2 representantes do CMJ. Avalia todas as propostas num prazo máximo de 90 dias, assegurando que os projetos apresentados a votação são concretizáveis e cumprem as regras definidas.
No “Março à Solta”, mês dedicado à juventude, é criada uma Comissão Temporária de Acompanhamento, eleita pelo CMJ, que apoia a equipa técnica na organização das atividades e propõe novas ideias. Esta comissão extingue-se com o início do evento.
Porquê participar?
As Comissões Técnicas são uma oportunidade para os jovens:
- Influenciar decisões e políticas de juventude;
- Aprender sobre processos participativos e gestão de projetos;
- Criar iniciativas que impactam diretamente a comunidade jovem.
Outros exemplos
O CMJ também pode criar comissões para momentos especiais, como a Comissão do Encontro Nacional de Jovens Decisores, integrada no projeto Erasmus+ “Somos Decisores! Não Somos Apenas Vozes!”, que tem como objetivo colocar os jovens no centro das recomendações e atividades relacionadas com a participação cívica e política.
Comissões/eleitos:
Comissão Técnica do “OPJ Almada 2023”
Eleitos: Rodrigo Andrade da AE Escola Profissional Jean Piaget de Almada e a Cátia Godoroja, da Multiplicar Opiniões Associação.
Comissão Técnica “Março à Solta 2024”
Eleitos: Miguel Pais da JSD, Tomás Sena da JS, Guilherme Ferreira da AE da Escola Secundária Anselmo de Andrade, a Cátia Godoroja da Multiplicar Opiniões e a Ana Rita da Novo Mundo.
Comissão Técnica do “Encontro Nacional de Jovens Decisores 2024”
Eleitos: Marta Canilhas da JS, Guilherme Ferreira, da AE da Escola Secundária Anselmo de Andrade e Sílvia Lopes do CDS – PP
Comissão Técnica do “OPJ 2024”
Eleitas: Marta Canilhas da JS e a Ana Rita da Associação Novo Mundo
Comissão Técnica do “Março à Solta 2025”
Eleitos: Marta Canilhas da JS, Daniel Silva da AE da Escola Secundária Anselmo de Andrade, Ana Rita da Associação Novo Mundo e o Simão Tavares da AEP