Skip to main content
Comissões Técnicas do Conselho Municipal da Juventude de Almada


As Comissões Técnicas do CMJ são grupos de trabalho criados para garantir que os jovens participam ativamente nas decisões que lhes dizem respeito. Funcionam com base nos princípios de codecisão e cogestão, assegurando que nada é planeado para os jovens sem que eles próprios estejam incluídos no processo.

Qual é o seu papel?
As Comissões Técnicas têm como principal objetivo analisar, acompanhar e apoiar iniciativas e projetos da juventude, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Almada. Entre as suas funções estão:

  • Avaliar propostas apresentadas no âmbito de programas como o Orçamento Participativo Jovem (OPJ);
  • Garantir a viabilidade das ideias, assegurando que cumprem os critérios definidos em regulamento;
  • Dar apoio e sugestões criativas aos técnicos municipais, contribuindo com novas perspetivas e propostas “fora da caixa”.
     

Como funcionam?
A composição varia consoante o objetivo da comissão.

No OPJ, a Comissão de Análise Técnica é formada por 3 representantes do município e 2 representantes do CMJ. Avalia todas as propostas num prazo máximo de 90 dias, assegurando que os projetos apresentados a votação são concretizáveis e cumprem as regras definidas.

No “Março à Solta”, mês dedicado à juventude, é criada uma Comissão Temporária de Acompanhamento, eleita pelo CMJ, que apoia a equipa técnica na organização das atividades e propõe novas ideias. Esta comissão extingue-se com o início do evento.


Porquê participar?
As Comissões Técnicas são uma oportunidade para os jovens:
- Influenciar decisões e políticas de juventude;
- Aprender sobre processos participativos e gestão de projetos;
- Criar iniciativas que impactam diretamente a comunidade jovem.


Outros exemplos
O CMJ também pode criar comissões para momentos especiais, como a Comissão do Encontro Nacional de Jovens Decisores, integrada no projeto Erasmus+ “Somos Decisores! Não Somos Apenas Vozes!”, que tem como objetivo colocar os jovens no centro das recomendações e atividades relacionadas com a participação cívica e política.


Comissões/eleitos:

Comissão Técnica do “OPJ Almada 2023”
Eleitos: Rodrigo Andrade da AE Escola Profissional Jean Piaget de Almada e a Cátia Godoroja, da Multiplicar Opiniões Associação.

Comissão Técnica “Março à Solta 2024”
Eleitos: Miguel Pais da JSD, Tomás Sena da JS, Guilherme Ferreira da AE da Escola Secundária Anselmo de Andrade, a Cátia Godoroja da Multiplicar Opiniões e a Ana Rita da Novo Mundo.

Comissão Técnica do “Encontro Nacional de Jovens Decisores 2024”
Eleitos: Marta Canilhas da JS, Guilherme Ferreira, da AE da Escola Secundária Anselmo de Andrade e Sílvia Lopes do CDS – PP

Comissão Técnica do “OPJ 2024”
Eleitas: Marta Canilhas da JS e a Ana Rita da Associação Novo Mundo

Comissão Técnica do “Março à Solta 2025”
Eleitos: Marta Canilhas da JS, Daniel Silva da AE da Escola Secundária Anselmo de Andrade, Ana Rita da Associação Novo Mundo e o Simão Tavares da AEP