Lagarta do Pinheiro: Cuidados a ter
A Lagarta do Pinheiro, também conhecida por “Processionária”, é um inseto nativo desfolhador de pinheiros que pode provocar uma reação alérgica em pessoas e animais. Os meses de janeiro a março são os mais críticos, pois é a fase em que as lagartas descem das árvores em procissão e procuram no solo um local para o processo de metamorfose.
Assista ao vídeo.
Recomendações de prevenção de modo a evitar reações alérgicas:
- Evitar sempre o contacto com as lagartas quando se encontrem em procissão;
- Não pisar, nem esmagar estes insetos;
- Não passear, nem soltar animais em áreas com pinheiros.
Caso seja necessário intervir, deve proteger bem todas as partes do corpo expostas, especialmente o rosto, o pescoço, os braços e as pernas, e optar por utensílios com cabos longos, de modo a aumentar a distância.
Os sintomas em pessoas incluem comichão, urticária, vermelhidão na pele e olhos.
Em caso de reação alérgica grave, consultar um médico. Em caso de contacto com a roupa, esta deve ser lavada a temperaturas elevadas.
Os sintomas em animais incluem inchaço do focinho, salivação excessiva, dificuldade em engolir, prurido intenso, sobretudo na face, urticária, vómitos, apatia e perda de apetite.
Em caso de contacto, o animal deve de imediato ser assistido por um médico veterinário.
Em meio urbano, por haver maior proximidade com pessoas e animais, é importante gerir as populações deste inseto de modo a reduzir o conctato e minimizar o risco de reações alérgicas.
Medidas de controlo adotadas pela CMA:
- Nos espaços públicos, logradouros escolares, parques infantis ou outras áreas de recreio, áreas de merendas e de estadia em espaços verdes e na via pública (como por exemplo paragens de autocarros) é efetuado controlo preventivo, através de endoterapia (aplicação de microinjeção com inseticida), e também é efetuado controlo com a remoção mecânica dos ninhos sempre que se justifique;
- Em áreas naturais do domínio público e outras áreas não identificadas anteriormente, em que se justifique, procede-se à instalação de armadilhas para captura de adultos, na fase de voo, ou de armadilhas de colar, na fase de descida das lagartas (janeiro a março);
- É efetuado o controlo desta praga somente nos espaços de domínio publico, em caso de ocorrência deverá reportar a situação para a plataforma Almada mais perto;
- Em espaços verdes descentralizados as ocorrências são enviadas para as respetivas Juntas de Freguesia;
- Os pinheiros que se encontrem em lotes privados devem ser conservados pelos seus proprietários. As reclamações devem ser enviadas para a Fiscalização Municipal.