Comércio local
27 March 2024

Lançado o livro “Comércio com Memória”

“Comércio com Memória Almada 1973-2023” é um livro que celebra os 50 anos da elevação de Almada a cidade e que, ao mesmo tempo, homenageia o comércio tradicional mais antigo da cidade.

Lançado o livro “Comércio com Memória”

Este é um livro baseado no “trabalho extraordinário dos fotógrafos” que “permite, com detalhe, transmitir o calor, a vivência, a dinâmica destes espaços absolutamente emblemáticos que são o nosso comércio local.” Estas são palavras de Inês de Medeiros, presidente da CMA, que no agradecimento feito a todos os que trabalharam no livro, salvaguardou que uma cidade é feita de espaços de pessoas. “Não há comunidade sem relações de amizade, de confiança, de perdurar no tempo. São espaços de memória, de encontro da comunidade, são muitas vezes espaços com uma função social muito mais importante do que se possa imaginar.”

Trabalhado pelo Frame Colectivo – ateliê dedicado à arquitetura, pesquisa urbana e arte – o livro conta com fotografias de doze fotógrafos que foram desafiados a criarem ensaios visuais sobre o comércio histórico de Almada.  Rui Sérgio Afonso, Nuno Andrade, Augusto Brázio, Rodrigo Cabrita, Luísa Ferreira, Céu Guarda, Lara Jacinto, Pedro Letria, Tiago Miranda, Pauliana Valente Pimentel, Enric vives-Rubio e Sofia Yala foram responsáveis pelas fotografias.

A seleção inicial de cinquenta lojas com mais de cinco décadas de existência ficou a cargo da CMA. Drogarias, sapatarias, cafés, pastelarias, farmácias, prontos-a-vestir ou lojas de lavores, passando por alfaiatarias ou mecânicos. São muitas as tipologias de comércio retratadas nestas páginas que celebram o comércio local e o ato fotográfico.

Aos 50 espaços históricos (um por cada ano da cidade), adicionaram-se ensaios fotográficos de mais 5 negócios com proprietários migrantes, revelando o verdadeiro “Território de Muitos” que é Almada.

O livro sugere-nos um passeio por Almada, pelas suas memórias contadas através de imagens e palavras pois aos ensaios fotográficos juntam-se ensaios escritos que refletem sobre a cidade. Entrevistas, histórias pessoais ou textos filosóficos ficaram a cargo de Ana Catarino, Frame Coletivo, Álvaro Domingues, Sandra Gonçalves, Olga Mariano, Maribel Mendes Sobreira e João Tempera.

Esta é uma obra que está  disponível em versão digital e pode ser consultada brevemente nas bibliotecas municipais do concelho.

O filme que acompanha o livro “Comércio com Memória” pode ser visto aqui.

O livro foi apresentado e oferecido aos comerciantes que participaram na produção da obra no Fórum Municipal Romeu Correia.