Este ano, a prova teve partida e chegada no Parque da Paz e trouxe ao pulmão da cidade de Almada centenas de pessoas que quiseram correr e andar os 5, 10 e 21 km.
A Kids Race – prova destinada às crianças – foi a primeira a partir, tendo contado com o entusiasmo de 65 jovens, que desde cedo partilham do gosto pelo atlestismo.
Foi seguida das provas de 10 e 21 km, que partiram em conjunto, seguida da prova de caminhada de 5 km, juntando cerca de 1600 pessoas na linha de partida situadas na alameda do Parque da Paz.
A chuva insistente, que teimou em cair a meio da manhã, não desmoralizou os atletas e amantes do atletismo, que cruzaram as ruas do concelho. Este ano, participaram na Meia Maratona de Almada atletas de cerca de duas dezenas de nacionalidades.
Os almadenses Nelson Cruz e Laura Grilo voltaram a vencer a principal prova desta Meia Maratona de Almada.
“Conheço bastante bem este percurso e as estradas, portanto, estava a correr em casa. Adoro correr em Almada, conheço muita gente, tenho muito apoio. É sempre um gosto correr aqui”, conta o vencedor Nelson Cruz, que diz ter gostado mais do percurso desta edição em comparação com o ano passado, que tinha a subida para o Cristo Rei como grande obstáculo.
Já Laura Grilo, primeira mulher a cruzar a meta, conta que a prova “correu bem, mas o tempo estava um bocadinho pior, com mais frio”, algo que não atrapalhou a atleta que chegou em primeiro lugar feminino na prova dos 21 km. “É muito bom vencer em casa”.
21 km - Vencedores Masculinos
Nelson Cruz
Miguel Leitão
Alberto Parenti
21 km - Vencedoras Femininas
Laura Grilo
Adèle Rotellini
Veronika Pedral Sampaio
10 km - Vencedores Masculinos
Edgar Faria
Kauan Pirote
Orlando José Ramos
10 km - Vencedoras Femininas
Maria Teresa Amado
Bárbara Bernardo
Marta Lopes
Os resultados podem ser consultados no site da Xistarca, a entidade organizadora desta prova de atletismo promovida pela CMA.
Fotografias de Carlos Valadas | CMA