Almada
Exposições
28 October 2022

Lugares de Almada através do olhar de 352 crianças e jovens

“Lugares e Olhares: Território, Memória e Identidade” é a mais recente exposição do Museu de Almada – Casa da Cidade. É o resultado de um projeto de cidadania e inclusão, a partir de práticas artísticas e pode ser visitado até 4 de março de 2023.

Almada, Cultura, Museus, Exposição, Cidadania, Inclusão, Lugares, Olhares, Crianças

Além de “valorizar a participação dos jovens e democratizar a arte”, para Filipe Pacheco, vereador da CMA, outra das mais valias do projeto “Lugares e Olhares” é “tornar a arte um veículo de democratização social e integração no território”. Uma oportunidade de reforçar o conhecimento e valorização do território como espaço educativo, de inclusão e diversidade, mas também “compromisso com uma educação plena”, como sublinhou o autarca na inauguração da exposição, e da “afirmação da capacidade das crianças e dos jovens.”

A exposição “Lugares e Olhares: Território, Memória e Identidade” mostra o trabalho realizado por 17 turmas de 8 escolas das freguesias do concelho em colaboração com 12 artistas/mediadores e os serviços educativos do Museu de Almada, entre novembro de 2021 e junho de 2022.

Os objetos, imagens, instalações e vídeos em exposição resultam de uma criação coletiva de 352 crianças e jovens almadenses, entre os 8 e os 12 anos, que através de diferentes artes – como a pintura, a fotografia, a ilustração, a escrita criativa, a dança ou o teatro – foram desafiados a experimentar, sentir, pensar, imaginar, criar e transformar. Expressam o conhecimento, descobertas e desejos sobre si próprios e os outros a partir das suas histórias, vivências, dos lugares que habitam e conhecem, sobre os “Lugares imaginados” (Território), “Quem somos, de onde viemos” (Identidade) e a relação entre “Objetos e memórias” (Memória).

Até março de 2023, o projeto “Lugares e Olhares” vai continuar com uma programação associada à exposição que inclui oficinas criativas, um ciclo de conversas, visitas guiadas e um espaço em permanência onde os mais novos podem imaginar, criar e experimentar.

A primeira atividade acontece já este sábado, dia 29, com um momento de reencontro e partilha entre os participantes do projeto – crianças, famílias e professores –, que inclui visitas, cinema e oficinas.

O projeto “Lugares e Olhares” é cofinanciado pelo Programa Cultura para Todos, POR Lisboa – Portugal 2020.

Escolas participantes:

- Escola Básica 2,3 Costa da Caparica
- Escola Básica 2,3 da Trafaria
- Escola Básica Alexandre Castanheira (Laranjeiro)
- Escola Básica n.º1 da Trafaria
- Escola Básica n.º2 da Cova da Piedade
- Escola Básica/Jardim de Infância de Vila Nova de Caparica
- Escola Básica/Jardim de Infância Presidente Maria Emília (Charneca de Caparica)
- Escola Básica e Secundária do Monte de Caparica

Museu de Almada – Casa da Cidade