Em 2025, o projeto enviou para reciclagem 45,2 toneladas de equipamentos elétricos volumosos no concelho de Almada, o que corresponde a 624 deslocações. No conjunto dos municípios abrangidos, o serviço registou 613,3 toneladas recolhidas, num total de 8.280 recolhas, envolvendo os 13 municípios parceiros onde o projeto se encontra em funcionamento. Para além de Almada, participam os concelhos de Lisboa, Loures, Mafra, Amadora, Moita, Odivelas, Palmela, Seixal, Sintra, Oeiras, Cascais, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Este projeto, pioneiro em Portugal, está implementado no concelho desde dezembro de 2022 e resulta de uma colaboração com a Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos. A deslocação é efetuada ao interior da habitação ou da garagem dos munícipes, sendo posteriormente encaminhada para reciclagem. O serviço permite solicitar a recolha de eletrodomésticos volumosos, como máquinas de lavar, frigoríficos ou outros equipamentos de dimensões semelhantes. Durante a deslocação da equipa, os cidadãos podem também entregar outros equipamentos elétricos de menor dimensão, lâmpadas ou pilhas, que desejem reciclar. Para quem tem apenas equipamentos elétricos pequenos, pode depositá-los nos Ecocentros Móveis da Câmara Municipal de Almada, sendo possível consultar a sua localização aqui.
O projeto Porta-a-Porta foi distinguido com o Prémio Escolha Sustentável 2026 da Consumer Choice, na categoria de Serviço, um reconhecimento que sublinha a relevância e o impacto do trabalho desenvolvido.
Os munícipes que tenham eletrodomésticos volumosos fora de uso podem agendar gratuitamente a recolha através do número 800 262 333.
Saiba mais sobre este projeto aqui.