4 March 2015

Movimento Contentores na Caparica/Trafaria Não!

O Movimento Contentores na Caparica/Trafaria Não! está nomeado como «Exemplo do Comportamento de Cidadãos». As votações são online.
Cma Logo
O Movimento «Contentores na Caparica/Trafaria Não!» surgiu da contestação de um grupo de cidadãos ao anúncio da construção do mega terminal de contentores e de um porto de água profundas na Trafaria, que ameaçava o ambiente e a qualidade de vida das populações.     Entre as ações promovidas pelos cidadãos, com o apoio do Município de  Almada e das Juntas de Freguesia, realizaram-se cordões humanos e debates que chamaram a atenção para este problema. A Câmara Municipal de Almada lançou também uma petição, que reuniu cerca de 6 mil assinaturas,  entregue na Assembleia da República, contra a construção de um terminal de contentores na Trafaria. Agora, no âmbito do lançamento do livro Mercator da Língua Portuguesa, dos professores universitários Joaquim Vicente Rodrigues e Pedro Dionísio, o Movimento «Contentores na Caparica/Trafaria Não!»  foi  nomeado para receber uma distinção pelo exemplo de participação e de divulgação junto da comunidade.   Para votar é necessário ter conta no Facebook, aceder a www.mercatorlinguaportuguesa.com/portugal, e no menu Exemplos escolher a letra C e votar em: Contentores na Caparica/Trafaria Não!     Até ao dia 16 de abril, é possível cada participante votar num caso e num exemplo preferidos, mesmo de países diferentes. Em cada país onde se realizem conferências, os três casos e os três exemplos mais votados receberão uma Estrela Mercator.