Skip to main content
Associação das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura

Objectivo: Fomentar a criação de  estruturas de cooperação, de reflexão e de acção relativa à política cultural das cidades e regiões Europeias.

Adesão aprovada por deliberação de Câmara de 15 de novembro de 1997 

Associação Internacional das Cidades Educadoras

Objectivo: Trabalhar conjuntamente em projetos e atividades dirigidos de forma genérica a todos os habitantes, em todos os domínios, por diferentes agentes de natureza educativa.

Adesão aprovada por deliberação de Câmara de 21 de maio de 1997

Campanha das Cidades para a Protecção do Clima

Âmbito: Campanha Mundial
Nº. de Membros: Mais de 800 
Data de Adesão do Município de Almada: 2001 (Decisão de Câmara de Outubro de 5 de dezembro de 2001)

Enquadramento: Uma das campanhas mundiais do ICLEI é a Campanha Cities for Climate Protectionä (CCP), Cidades para a Protecção do Clima, estabelecida em 1993 na sequência de numa Cimeira de responsáveis de autoridades locais de todo o mundo, que decorreu com o alto patrocínio das Nações Unidas.

O Programa de Metas da Campanha Cidades para a Protecção do Clima (Cities for Climate Protection Milestone Program), estabelece como primeira meta a elaboração de um inventário das emissões municipais de GEEs, que o Município de Almada já possui.

Campanha das Vilas e Cidades Europeias Sustentáveis - Carta Aalborg

Âmbito: Carta e Campanha Europeia
Nº. de Membros/ Signatários: Mais de 2500 
Data de Adesão do Município de Almada: 1999 (Decisão de Câmara de 17 de fevereiro de 1999)

Enquadramento: A Campanha das Vilas e Cidades Europeias Sustentáveis, é um movimento Europeu iniciado pela Carta de Aalborg em 1994 e continuado pelo “Plano de Ação de Lisboa: da Carta à Ação”, de 1996. e ainda pela Declaração de Hannover dos Presidentes de Municípios Europeus na Viragem para o Século XXI, de 2000, e mais recentemente pela Declaração de Joanesburgo, de 2002.

A carta de Aalborg foi aprovada pelos participantes na Conferência Europeia sobre Cidades sustentáveis que se realizou na cidade de Aalborg, na Dinamarca em 1994, sob a égide da Comissão Europeia e da Cidade de Aalborg organizada pelo ICLEI.

Ao assinar a Carta Europeia as cidades comprometeram-se a participar nos processos locais relacionados com a Agenda21 e a desenvolver planos de acção a longo prazo, tendo em vista um desenvolvimento sustentável que deram inicio à campanha de sustentabilidade das cidades europeias.

Campanha Procura +

Âmbito: Campanha Europeia
Nº. de Membros: 20 
Data de Adesão do Município de Almada: 2007 (Decisão de Câmara de Outubro de 19 de dezembro de 2007)

Enquadramento: Uma das campanhas do ICLEI, criada em 2004, é a Campanha Europeia de Compras Sustentáveis, PROCURA +, cujo objectivo é incentivar a implementação e aplicação regular de compras públicas ecológicas a nível europeu.

Entre os serviços oferecidos por esta Campanha estão o apoio ao desenvolvimento de trabalho nesta área através de aconselhamento técnico e acesso a um conjunto de ferramentas, bem como a promoção do trabalho desenvolvido. 

Compromissos de Aalborg - Carta de Aalborg+10

Âmbito: Carta Europeia 
Nº. de Signatários: 548 
Data de Adesão do Município de Almada: 2005 (Decisão de Câmara de 20 de abril de 2005)

Enquadramento: Os Compromissos de Aalborg (Carta de Aalborg + 10) reforçam o propósito do desenvolvimento local sustentável, retirando inspiração dos princípios de sustentabilidade presentes na Carta de Aalborg e da experiência e ensinamentos da sua aplicação em muitas cidades europeias, e concretizando a estratégia da “Agenda à Ação”. 

Este compromissos prevêm a utilização de metas específicas em 10 áreas estratégicas de atuação, para a monitorização do progresso alcançado e avaliação do impacto das actividades realizadas, traduzindo uma visão de futuro urbano sustentável e constituindo um recurso a partir do qual se poderão selecionar prioridades para a ação local, adequadas às realidades e necessidades locais.

Energie-Cités

Âmbito: Associação Europeia
Sede: Besançon, França
Nº. de Membros: 161 cidades e outros organismos (2007)
Data de Adesão do Município de Almada: 1998 

Enquadramento: A Energie-Cités é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1990, tendo como membros municípios europeus empenhados em desenvolver políticas energéticas sustentáveis e em partilhar experiências e conhecimento. 

A Associação Energie-Cités integra mais de 500 municípios, de 25 países europeus. A Energie-Cités funciona como uma plataforma de partilha e reflexão onde são promovidas parcerias para o desenvolvimento de projetos comuns do domínio da eficiência energética a nível local.

ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade

Âmbito: Associação Mundial
Sede: Toronto, Ontario, Canadá
Nº. de Membros: 726 cidades de 68 países
Data de Adesão do Município de Almada: 1999 (Decisão de Câmara de 17 de fevereiro de 1999)

Enquadramento: O ICLEI é uma associação internacional de governos locais e regionais que estabeleceram o compromisso de adoptar práticas de desenvolvimento sustentável. O ICLEI foi criado em 1990 e está sedeado em Toronto, no Canadá, estando o secretariado europeu localizado em Freiburgo, na Alemanha. 

O ICLEI Integra municípios e associações de carácter local ou regional. O ICLEI funciona como uma rede de partilha e disseminação de informação e fomento de parcerias, prestando apoio técnico na angariação e desenvolvimento de projetos que visem a integração de boas práticas de desenvolvimento sustentável a nível local.

Interlocal - Rede de Cidades Iberoamericanas para a Cultura

Objectivo: Promover formas de cooperação diversas baseadas na multilateralidade  e no diálogo interlocal e discutir as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de políticas culturais locais.

Adesão aprovada por deliberação de Câmara de 20 de junho de 2007

Rede Agenda +

Âmbito: Rede Europeia
Data de Adesão do Município de Almada: 2007 (Decisão de Câmara de outubro de 19 de dezembro de 2007

Enquadramento: A Agenda+ é uma rede organizada pelo ICLEI, iniciada em 2007. Foi estabelecida com o objetivo de reunir governos locais europeus com processos de Agenda 21 Local e sistemas de gestão ambiental avançados, que pretendam evoluir para uma abordagem de governação integrada e de gestão sustentável cíclica.

A adesão a esta campanha proporciona a participação no fórum anual Agenda+, para intercâmbio de informação e melhores práticas entre governos locais europeus; a promoção da CMA como uma Câmara Agenda+, incluindo divulgação através da newsletter e do sítio online da campanha; aconselhamento, análise e avaliação dos processos locais de sustentabilidade (gestão, governação, programas e capacidade institucional), incluindo visita anual de técnicos do ICLEI e identificação dos passos seguintes a terem lugar para melhorias adicionais; orientação e apoio para o estabelecimento de metas quantificáveis e de um sistema de monitorização dos resultados; etc.