Museu

Horário aos Sábados: 10:00 - 13:00; 14:00 - 18:00

Praça João Raimundo

Museu de Almada – Casa da Cidade

Abre em 2003, e constitui o núcleo sede do Museu de Almada. Ocupa um solar do século XVIII, sucessivamente alterado ao longo do século XX. Deve a designação popular de antiga Quinta dos Frades à pertença aos frades predicantes da Ordem de São Domingos, que entre 1380-1446 constroem o primeiro edifício da quinta. A extinção das ordens religiosas em 1835 determina a sua posse por particulares. No primeiro quartel do século XX, a casa foi local de encontro regular de republicanos e no seu exterior decorreram touradas e concertos da Banda Filarmónica União Artística Piedense. Os seus últimos proprietários são industriais corticeiros e, em instalações contíguas, funcionou a fábrica Corsul. Adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1997, é recuperado e ampliado pelos arquitetos Victor Mestre e Sofia Aleixo para instalação do museu. A história do edifício é testemunhada por alguns vestígios arqueológicos dos séculos XVII e XVIII postos a descoberto durante as obras de reabilitação: tanques, suportes em cantaria, pias e pavimentos de lajedo e tijoleira. O Museu de Almada – Casa da Cidade inclui área de exposição de longa duração com narrativas de síntese sobre o concelho na Ala 1, área de exposições temporárias (Ala 2) e centro de documentação, que integra um fundo oral significativo.