Fragmento de jarro tipo Piatra Neamt
Fragmento de jarro tipo Piatra Neamt
Bronze
Séc. II-I a.C.
Gruta de São Paulo, Almada
Fragmento de asa pertencente a um jarro em bronze, tipo Piatra Neamt, típico de um serviço de mesa romano, do período tardo-republicano. É percetível o aplique de um busto masculino, provavelmente Júpiter. Estes jarros para a líquidos, eram produzidos na região da Campânia e chegaram à Península Ibérica a partir dos finais do séc. II a.C..
Testemunho da ocupação romana em Almada, primeiro concentrada na zona antiga da cidade, coincidindo com a área povoada durante a Idade do Ferro. Com o advento do Império, no ano de 27 a.C., a estrutura política e administrativa é reforçada e intensificam-se as transformações de índole cultural, social e económica. O território de Almada passa a integrar a província da Lusitânia, formada entre os anos 16-13 a.C.
Recolhido em 1988, durante a intervenção arqueológica de emergência no decurso de obras no adro da Igreja do Seminário Maior de São Paulo, que revelou uma necrópole. Os enterramentos terão começado durante a Pré-História Recente (Neocalcolítico) e continuaram até inícios da Idade do Bronze (c. 1000 - 700 a.C.). Foram identificados, também, testemunhos de presença humana da Idade do Ferro (séc. VIII / VII a. C e Época Romana, designadamente este fragmento de jarro.