No dia 19 de junho de 2025, na Sala Pablo Neruda, foi apresentado o projeto do novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia, numa sessão pública que contou com a presença da Presidente da CMA, Inês de Medeiros, do Vereador com o pelouro do Bem-Estar Animal, Filipe Pacheco, e do arquiteto responsável pelo projeto, Pedro Santos.
Nesta apresentação foram expostos os principais detalhes do novo equipamento, esclarecidas dúvidas e recolhidos contributos sobre o futuro da proteção e acolhimento animal no concelho sublinhando o trabalho contínuo da autarquia na implementação do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), em articulação com associações locais, bem como na monitorização e resposta a situações de matilhas de cães errantes.
O novo CRO será construído na Quinta da Alembrança, no Feijó, integrado num futuro parque urbano. A futura infraestrutura integrará todos os serviços e trabalhadores da Divisão de Bem-Estar Animal, incluindo o Núcleo de Higiene e Segurança Alimentar, concentrando num só local os serviços operacionais e de atendimento ao público. Este novo centro representa um compromisso estratégico do Município de Almada com o bem-estar animal, respondendo com dignidade, funcionalidade e segurança às necessidades de acolhimento, tratamento, esterilização e reabilitação de animais em risco.
Notas de imprensa
20/06/2025
Apresentação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Almada
2025-06-20