Localizado no coração da Cova da Piedade, este edifício foi feito de raiz, com cinco pisos e oferece 78 camas, distribuídas por quartos duplos, individuais e apartamentos.
É a terceira resposta do género criada pelo CSPPRG, que comemora 50 anos de trabalho social no concelho de Almada.
A 1.ª pedra foi lançada em setembro de 2018, a obra arrancou em maio de 2021 e hoje abriu portas, na presença do chefe do Governo e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Ana Mendes Godinho valorizou o que considera ser uma «parceria virtuosa entre o Estado e a Sociedade Civil», enaltecendo o trabalho do Centro Paroquial que, em plena pandemia, conseguiu construir esta resposta social. Pelo meio, gerou emprego e promoveu a transformação urbana daquela zona histórica do concelho. Mas é preciso «acelerar o investimento social», lembrou a ministra.
A Residência representa um investimento total de oito milhões de euros, dos quais 2,7 são provenientes do PRR. António Costa lembrou que este recurso da UE permite «dar respostas estruturantes a problemas estruturantes identificados por cada um dos países». Em Portugal «é necessário reforçar a resposta que damos aos idosos. A pandemia tornou isso evidente».
Até 2026, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamento Sociais) e do Plano de Recuperação e Resiliência, vai ser possível «aumentar em 30 % o número de camas para idosos», um «avanço muito significativo», só possível graças aos fundos do PRR.