12 November 2022

O filho Eterno - Associação Gandaia

O filho eterno MTA
© Christiane de Macedo

“O Filho Eterno” narra a estória verídica do nascimento e desenvolvimento de Felipe, portador da síndrome de down, ainda chamada de “mongolismo” em 1980. Cronologicamente, a peça discorre a dinâmica de uma família que cria e educa um filho com deficiência mental e motora. A angústia, a negação, a vergonha e sobretudo o terrível desafeto por parte do pai, assim como a luta que trava consigo próprio para aprender a amar o filho e que culmina, por fim, no seu crescimento emocional, até atingir a totalidade do amor incondicional, de pai para filho. A superação das suas próprias frustrações até ao pleno sentido do entendimento da condição de Felipe e do seu universo subjetivo e individual. O relato comovente de uma história familiar num tempo em que a síndrome de down era alvo de um enorme preconceito perante a sociedade.

Ficha Artística e Técnica

Dramaturgia: Bruno Lara Resende; Encenação: Christiane de Macedo; Assistência de Encenação: Pedro Gambôa; Elenco: Ana Califórnia, Daniel Dionísio, Vítor Pardal; Cenário: Cristina Cavalcanti; Figurino: Christiane de Macedo; Fotografia: Miguel Martins; Sonoplastia: Rodrigo Augusto Ribeiro; Desenho de Luz: Christiane de Macedo e Rodrigo Augusto Ribeiro.
Informações:
☏ 937 446 925

Biografia

O grupo de teatro da Associação Gandaia promove uma sinergia muito positiva entre todos os participantes, os quais, através de um processo criativo e de exploração coletiva e pessoal, descobrem o teatro e as suas potencialidades enquanto atores. Por se tratar de um grupo de teatro amador, aberto a toda a comunidade e para a comunidade, o envolvimento é natural. Atores, técnicos, cenógrafos, figurinistas e espectadores formam-se nesta "escola".

Saiba mais sobre o grupo Gandaia e conheça o programa completo da Mostra.