Skip to main content
Imagem
Image
Carlos Neto 3
Nome
Carlos Neto
Biografia
Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL).

Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020).

Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (janeiro de 2010 a julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.

Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e foi docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985 até 2021.

Lecionou as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física.

É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança.

É docente na “Cooperativa de Ensino A Torre” desde 1972;

Desempenhou ainda vários cargos de gestão no ISEF e FMH:
Vice-presidente do Conselho Diretivo; Presidente do Conselho Pedagógico;
Presidente do Conselho Científico (2 mandatos);
Presidente da Assembleia de Representantes (3 mandatos) e
Presidente do Laboratório de Desenvolvimento e Adaptação Motora e Presidente do Departamento de Ciências da Motricidade.

Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança.

As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento motor da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3); “Bullying” nos recreios escolares (recess) e em contextos desportivos (4); formação desportiva em crianças e jovens (5).

Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica.

Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), foi representante Português da “International Play Association (IPA) entre 1990 e 2020.

Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community), em 1997 o “20th International Congress ” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play) e em 2008 a 4th International Conference of Violence in School.

Entre 1998-2003 foi coordenador da equipa de Lisboa (FMH) do projeto internacional, “TMR Network Project – Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”.

É autor de vários dos livros, entre os quais se destaca: “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, “Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”, “Brincar em Cascais”, “Bullying in Youth Sports Training: New Perspectives and Practical Strategies”,“Libertem as Crianças” e “Inovar em Cascais: Corpo Ativo, Cérebro Aprendente”.
Imagem
Image
Jorge Carvalho 2
Nome
Jorge de Carvalho
Biografia
Coordenador de Desporto da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP.

Licenciou-se pelo ISEF (atual Faculdade de Motricidade Humana – FMH).

Tem trabalho desenvolvido na área de Gestão do Desporto, Desporto Paralímpico e Desporto para as pessoas com deficiência.

É Formador, desde 1989, no âmbito da Capacitação Organizacional e dos Recursos Humanos no Brasil, em Angola, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em Moçambique, em São Tomé e Príncipe e em Macau.

É autor de vários livros no âmbito do Sistema Político Desportivo, Fontes e o Modelo de Financiamento em Portugal, Desporto Adaptado, Parentalidade, Turismo Náutico.

Tem trabalhos pioneiros na Gestão de Eventos para as pessoas com deficiência, na formação de desporto para as pessoas com deficiência, participou na génese da fundação da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e do Comité Paralímpico de Portugal, foi um dos fundadores do European Paralympic Committee (EPC) e foi um dos criadores na EU do European Committee on Sports for People with Disability (ECSPD).

Carvalho, J.V. (2022). Sistema Político Desportivo e o Modelo de Financiamento em Portugal, Edição Instituto Português do Desporto e Juventude, Conceção gráfica Edições Afrontamento, Impressão e Acabamento Rainho & Neves, Lda, Depósito Legal 501451/22, ISBN 978-989-98100-9-9, 1ª Edição fevereiro de 2022.

Biblioteca Direito Desportivo: https://www.gestaodesportiva.com.br/biblioteca.html

CARVALHO, J. V. Sistema Político Desportivo e as Fontes e o Modelo de Financiamento em Portugal. IPDJ, 2022

Site Gestão Desportiva https://www.gestaodesportiva.com.br/direito-desportivo/sistema-politico-desportivo-e-as-fontes-e-o-modelo-de-financiamento-em-portugal
Imagem
Image
Juanma Murua 2
Nome
Juan Murua
Biografia
É consultor com Licenciatura em Economia e Gestão de Empresas na Universidade do País Basco.

Tem trabalho desenvolvido na área de Desporto e desenvolvimento local.

É diretor da empresa Murua.

É autor de vários livros e de artigos de referência na área da atividade física nos centros urbanos.

Desenvolveu trabalho precursor no âmbito dos Planos Estratégicos Desportivos de várias cidades e localidades da Península Ibérica, concebeu de um serviço de atividade físico-desportiva apoiado pela utilização de tecnologias, realizou um estudo de impacto dos 10 anos da Ericeira World Surfing Reserve e outro estudo de benchmarking de clusters internacionais de empresas desportivas para o Governo Basco, desenvolveu o projeto de Hacking Activo de Gipuzkoa para a promoção do jogo ativo em espaços públicos em Gipuzkoa e desenvolveu o processo participativo para o estabelecimento de investimentos em instalações desportivas em Oñati (Câmara Municipal de Oñati).
Imagem
Image
Mário Guimarães 2
Nome
Mário Guimarães
Biografia
Professor do Agrupamento de Escolas da Caparica / Universidade Lusófona. É docente investigador no CIDEFES, coordenador na Universidade Lusófona do Observatório Metropolitano do Desporto e da Atividade Física, coordenador do projeto de coadjuvação da EF no 1º Ciclo no AE Caparica, coordenador de Estágios, coordenador da Componente de Formação Geral, Preletor de Pedagogia e Didática na Formação de treinadores de Ginástica e membro do Conselho Científico na Federação de Ginástica de Portugal.

Desenvolve trabalho no Observatório Metropolitano do Desporto e da Atividade Física, projeto em parceria com a Área Metropolitana de Lisboa e Universidade Lusófona.

Foi Diretor de Departamento do Desporto na Câmara Municipal de Lisboa e Diretor de Serviços do Associativismo Desportivo no Instituto do Desporto, IP.

É autor de vários livros no âmbito do Desporto Escolar e Formação de Professores.
Imagem
Image
Miguel Pacheco
Nome
Miguel Pacheco
Biografia
É atualmente Presidente do Conselho de Administração da DESMOR de Rio Maior.

Tem mestrado em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e licenciatura com distinção em Ciências do Desporto – Menção Gestão do Desporto em 1995.

Exerce funções enquanto Professor Convidado da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

É Professor convidado do Instituto Politécnico de Leiria e Docente Externo da Coimbra Business School na Pós-Graduação em Gestão do Desporto para Dirigentes, na cadeira de Gestão de Instalações Desportivas.

Membro da Direção da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto.

Autor do artigo “Estudo de caso: Lisboa, Capital Europeia do Desporto em 2021”, do Livro “Gestão do Desporto – Compreender para Gerir”, coordenados pelos Profs. Abel Correia e Rui Biscaia, publicação da Faculdade de Motricidade Humana e do capítulo “Piscina – Breve perspetiva sócio-histórica do conceito e contributo para a gestão” dos Textos Técnicos designados por “Manutenção de Piscinas” coordenados pelo Prof. Alfredo Silva, publicação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Chefe de Divisão de Projetos Desportivos do Departamento de Atividade Física e do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, entre 2011 e 2022, até assumir funções na DESMOR. Destaca-se ainda participação nos Jogos Africanos no Zimbabué como Consultor Júnior em 1995 e em 2003/2004 como Diretor de um dos Estádios do maior acontecimento de futebol realizado em Portugal, o Euro 2004.
Imagem
Image
Frederico Teixeira
Nome
Frederico Teixeira
Biografia
Gestor de Projetos e Eventos na World Surf League;

Gestor de contas na IMG World;

Profissional com experiência na área do desporto e eventos.

Especializado em marketing e patrocínio desportivo, bem como no planeamento, marketing, organização e execução de grandes eventos desportivos.

Projetos profissionais mais relevantes:
WSL EMEA Surf e Eventos Especiais;
ATP Ténis e Eventos Especiais;
Eventos desportivos IMG World Mass Participation.

Lema de vida: “Estarmos juntos é um começo; continuarmos juntos é progresso; trabalhar em conjunto é sucesso.” - Henry Ford