Skip to main content

"PACTO" - Exposição Coletiva

Pacto - Exposição Coletiva
Pacto - Exposição Coletiva

“Pacto” é uma exposição que decorre de um convite feito por Filipa Oliveira a Susana Mendes Silva na sequência da performance “Mariana” que se debruçava sobre a pesquisa feita durante a residência Futurama desta artista no Museu Regional de Beja sobre as Cartas Portuguesas. A problemática da autoria, já que as cartas nunca foram unanimemente atribuídas a Mariana Alcoforado surge ainda e sempre como uma questão central que se repete de novo em 1972 com “Novas Cartas Portuguesas” de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. As autoras escudaram-se, como estratégia de resistência, em nunca revelarem que tinha escrito que partes do livro.

Em resposta ao convite para uma exposição individual na Galeria Municipal de Arte de Almada, Susana propôs a necessidade de convocar uma constelação de artistas para em conjunto refletirem sobre estas duas obras fundamentais e quais os temas fraturantes ainda hoje estão presentes e se projetam no futuro.

A exposição divide-se em três momentos:  

  1. Laboratório (21 de maio-17 de junho),
  2. II. Diálogo (18 de junho-8 de outubro) e
  3. III. Futuro (9 de outubro).

O primeiro momento foi constituído por uma programação intensa dedicada às temáticas levantadas pelas Cartas e pelas Novas Cartas até aos dias de hoje, estabelecendo-se um arco temporal entre 1669-1972-2022.

No segundo momento — Diálogo —, o espaço da Galeria Municipal de Arte será ocupado por uma exposição, que inaugura a 18 de junho, onde dialogam artistas de várias gerações: Ana Hatherly, Carla Cruz, Carla Filipe, Dorita Castel-Branco, Gisela Casimiro, Leonor Parda, Luísa Cunha, Mafalda Santos, Mané Pacheco, Maria José Aguiar, Miguel Bonneville, Rogério Nuno Costa e Susana Mendes Silva.

O último momento será a finissage onde esperamos lançar sementes para o futuro.

 

Exposição patente na Galeria Municipal de Arte, de 21 de maio a 9 de outubro de 2022.