Almada
Lazer
20 January 2022

Parque Comandante Ramiro Correia requalificado

Quase meio século depois da sua criação, o Parque Comandante Ramiro Correia, em Almada, está requalificado e com melhores condições que convidam a usufruir deste espaço de lazer.

Almada, Espaços Verdes, Parque Comandante Ramiro Correia
Parque Comandante Ramiro Correia

Maria das Graças Zortea passeou com o seu cão neste parque durante 18 anos e recorda-o como um espaço «sombrio e inseguro». Há uns meses, quando viu que estavam a cortar árvores, ficou apreensiva, mas hoje, ao ver a obra terminada, está agradavelmente surpreendida. «Retiraram as árvores necessárias e preservaram outras que asseguram o ensombramento do espaço, além de terem ajardinados algumas áreas de uma forma especial. Está um espaço muito bonito, onde todas as pessoas podem passear, fazer exercício físico e conviver em segurança.»

«A requalificação deste parque é exemplar», sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, esta manhã durante a inauguração deste espaço verde situado entre Almada e a Cova da Piedade, agora renovado. A reabilitação do campo de jogos esteve a cargo da Junta de Freguesia e a Câmara Municipal realizou as intervenções necessárias para dar uma nova vida a este espaço verde contíguo.

Pela sombra que proporciona, devido às árvores de grande porte existentes no local, o Parque Comandante Ramiro Correia é um espaço de estadia privilegiado, e local de prática desportiva, quer no campo de jogos, quer nos equipamentos de ginástica ao ar livre disponíveis.

«Tem havido uma ação articulada para que Almada em cada um dos seus espaços seja cada vez mais bonita, mais agradável, mais funcional para as pessoas. (…) Depois da requalificação, a nossa grande missão é a manutenção deste esforço. (…) Nós cuidamos. Ajudem-nos a cuidar», lembrou a autarca.

As intervenções realizadas, no valor de cerca de 200 mil euros, incluíram a:

• Seleção da vegetação existente, através da remoção de árvores e revestimentos arbustivos e herbáceos, com problemas fitossanitários e que se encontravam em fim do seu ciclo vegetativo;
  • Revisão dos muretes existentes, executando novos troços e/ou aumentando a sua cota para melhor sustentação de terras, assim como a instalação de novo capeamento em pedra nos muretes e a pintura dos mesmos;
  • Pintura dos corrimãos, das colunas de iluminação e armários técnicos, das estruturas de apoio existentes no local;
  • Recuperação do bebedouro;
  • Colocação de enrocamento para seccionar os declives mais acentuados e reduzir a erosão do solo, contribuindo para a instalação das plantas em rock-garden;
  • Colocação de terra vegetal;
  • Instalação de novo sistema de rega, adequado ao material vegetal plantado e existente;
  • Plantação de árvores, de revestimentos subarbustivos e herbáceos adequados ao nível de ensombramento existente;
  • Revestimento das áreas plantadas com casca de pinho ornamental;
  • Instalação de áreas relvadas, com tapete de relva;
  • Recuperação de bancos e reforço de papeleiras;
  • Regularização dos pavimentos em calçada e das escadas.