Skip to main content

Charneca da Caparica

Charneca_da_caparica

Charneca de Caparica é hoje uma das maiores e mais populosas localidades do concelho. Desde sempre com tradição rural e com extensas áreas de pinhal, mato, silvados e areais, a localidade era composta por várias quintas, que gradualmente deram lugar a zonas residenciais e de recreio e lazer, das quais é exemplo o Parque Aventura. 

De entre as muitas quintas, destaca-se a Quinta de Vale do Rosal, uma das primeiras referências documentais seguras de ocupação deste território. A quinta ainda hoje conserva um cruzeiro que assinala o massacre de 40 mártires da Companhia de Jesus, que se prepararam aqui durante vários meses para a obra de evangelização no Brasil, em 1570, mas cuja nau foi atacada no percurso. Também por essa altura Fernão Mendes Pinto terá passado longos períodos de tempo nesta quinta, aproveitando a tranquilidade da zona para escrever aqui a sua obra máxima: "Peregrinação".

Além das quintas, também encontramos vários exemplares de património religioso e até imaterial, de entre o qual se evidenciam os "Cabazeiros", artesãos charnequenses que fazem cabazes e cestas de asas torcidas e vários formatos, aproveitando os imensos canaviais da localidade. Esta arte tinha grande importância em meados do século XX, altura em que os cabazes eram vendidos porta a porta ou nos mercados das localidades vizinhas, e também transportados em grandes quantidades para Lisboa.

 

Localização