Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico Municipal é responsável pela gestão da documentação histórica produzida, recebida e reunida pelos diferentes órgãos e serviços municipais no exercício das atribuições e competências da autarquia, independentemente do tipo de suporte ou formato e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação, bem como de documentação histórica de interesse municipal.

A sua origem remonta ao período medieval, conservando, ao longo dos tempos, os documentos relativos à vila - depois cidade-, aos habitantes, às freguesias e ao território do concelho.

Desde a segunda metade do século XVIII, todo o arquivo manteve-se no edifício reconstruído dos Paços do Concelho até ao período do «Estado Novo». A partir de 1977 o núcleo documental mais antigo da Câmara Municipal de Almada é inventariado e preservado na Casa Pargana, um edifício do século XIX, situado na praceta Adelaide Coutinho, em Almada.
 

Os seus serviços são:

  • Consulta presencial e apoio à pesquisa e investigação;
  • Arquivo Digital - 138 mil imagens de documentos de vários fundos e proveniências;
  • Produção e empréstimo de exposições temáticas;
  • Arquivo Fora de Portas - Atividades de difusão junto da comunidade local;
  • Vamos Aprender com o Arquivo - projeto dirigido às escolas com o objetivo de articular os programas curriculares com as fontes históricas que estão disponíveis no arquivo histórico, permitindo aos alunos o contacto com essas fontes e o desenvolvimento de competências de pesquisa e investigação;
  • Edição anual do boletim fontes documentais Almada na História.

Visualize aqui as suas informações gerais (localização, horários e contactos).