Skip to main content

Fonte da Telha

Fonte_Telha

Em meados do séc. XIX alguns pescadores naturais da Costa de Caparica, decidiram tentar a sua sorte na pesca sazonal, um pouco mais a sul, na ainda inóspita zona da Praia da Fonte da Telha. Esta tentativa resultou na gradual fixação permanente destes homens e das suas famílias e camaradas naquela praia, onde começaram a construir as suas choupanas.

As primeiras notícias publicadas sobre os habitantes da Fonte da Telha remontam a 1889. Por essa altura, também ali se pescava com armações valencianas e, nesse ano, há registos de motins, desavenças e muita polémica entre as companhias de pesca que pescavam com as artes valencianas e os pescadores mareantes locais, que reclamavam ficar sem sustento devido às práticas, possivelmente, desordeiras do sistema de armação valenciana.

Com o tempo, alguns homens endinheirados começaram a investir na compra de artes e barcos de pesca, que ali deixavam ao cuidado daqueles pescadores. Além disso, as gentes da Charneca de Caparica também começaram a povoar a zona e, no início/meados do século XX já muitas famílias habitavam a Fonte da Telha, estabelecendo comunidades e pequenos negócios.

Hoje, a localidade piscatória da Fonte da Telha, que oferece vários bares e restaurantes, é muito célebre pelas condições naturais das suas praias e grande beleza paisagística. 

 

Localização