Cidadania
Crianças
5 June 2024

Pequenos deputados ajudam a melhorar Almada

Esta manhã foi de participação e partilha para 191 meninos e meninas dos 3.º e 4.º anos do ensino básico de 8 escolas do concelho, que apresentaram ao executivo municipal propostas para melhorar o concelho.

Fórum 21 da Criança 2024

O Fórum 21 da Criança, na 18.ª edição, voltou a juntar quase duas centenas de alunos e alunas que, apesar da tenra idade, sabem bem o que os preocupa, mas sabem também o que pode ser feito para resolver esses problemas.

Depois de 8 meses de trabalho e reflexão, os alunos e alunas apresentaram as suas preocupações – através de porta-vozes –, deixando em cima da mesa propostas para melhorar o dia a dia, a comunidade e o território.

Ao longo do ano letivo, os estudantes e professores das escolas participantes exploraram temas como “Hábitos de consumo”, “Energia e alterações climáticas” ou “A Natureza em Almada”, identificando problemas e soluções. Hoje, os pequenos deputados tiveram oportunidade de colocar à votação dos pares as várias propostas concebidas ao longo do projeto.

A colocação de mais papeleiras nas ruas e “beateiras” nas praias, um serviço de apoio para mais informações sobre o passe para os transportes públicos, a promoção de uma alimentação mais saudável, a melhoria da biodiversidade nas escolas, a criação de mais parques infantis, de espaços verdes e de uma associação para cuidar de animais abandonados foram as ideias mais votadas pelos meninos e meninas neste Fórum 21 da Criança.

“Hoje foi a festa da democracia.” Inês de Medeiros, presidente da CMA, encerrou este fórum dirigindo-se a todas as crianças que participaram no projeto. “Vocês tiveram ideias, tiveram propostas. Houve propostas que tiveram mais votos, mas não há vencedores nem vencidos. Há a vontade de uma maioria, mas todas as ideias são importantes porque é a vossa participação e a vossa afirmação naquilo que é o bem comum. Quando crescerem não se esqueçam deste momento. Quando chegarem aos 18 anos e forem chamados a votar, não se esqueçam de que já o sabem fazer e de que já sabem viver em democracia.”

A sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia Municipal de Almada, Ivan Gonçalves, e contou com a presença de Inês de Medeiros, presidente da CMA, Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, e os vereadores Filipe Pacheco, Francisca Parreira, José Pedro Ribeiro e Nuno Matias.

O XVIII Fórum 21 da Criança teve lugar esta manhã no Auditório Fernando Lopes-Graça.

Escolas participantes

EB Santa Maria