Skip to main content
Câmara Municipal de Almada
Desporto
Intervenção social
Projetos cofinanciados
23 February 2025

Polidesportivos requalificados na Caparica

Foram inaugurados, este domingo, o novo polidesportivo da Praceta Aristides Mendes e a requalificação do polidesportivo do Parque Urbano Filipa d’Água. Estes espaços vêm reforçar a oferta desportiva na Caparica.

Image
Almada, Desporto, Caparica, polidesportivo, inauguração, atletismo
Inauguração da requalificação do polidesportivo do Parque Urbano Filipa d'Água, na Caparica. ©Anabela Luís | CMA
Image
Almada, Intervenção Social, Desporto, Comunidades, Caparica, polidesportivo, inauguração, PRR
Inauguração da requalificação do polidesportivo da Praceta Aristides Mendes, na Caparica. ©Anabela Luís | CMA

A requalificação do polidesportivo do Parque Urbano Filipa D’Água era há muito uma reivindicação de Jaime Almeida, “o senhor do Atletismo no Monte de Caparica”, como referiu Sandra Chaíça, presidente da União de Freguesias (UF) de Caparica e Trafaria. Foi com emoção que o treinador de Atletismo da Monte Kapa Escola de Desporto participou na inauguração do espaço onde ensina várias modalidades às camadas mais jovens.

Ao todo foram investidos 17 mil euros nas intervenções, realizadas no início deste ano ao abrigo do contrato de delegação de competências da CMA para a UF de Caparica e Trafaria, assinado em setembro de 2024. Além da colocação da vedação em rede e das tabelas de basquetebol, foram reabilitadas as instalações sanitárias e de balneário, que se encontravam degradadas, um espaço fundamental para os atletas que utilizam o polidesportivo.

Filipe Pacheco, vereador do Desporto, explicou ainda que “esta é mais uma requalificação que estamos a fazer e que resulta de um plano de requalificação dos polidesportivos de proximidade”.

Já Inês de Medeiros, presidente da CMA, sublinhou que “a única razão do nosso esforço e do nosso empenho é o bem-estar da comunidade”, afirmando ainda que, mais do que criar novos espaços “é importante cuidar, reabilitar e voltar a dar vida àquilo que temos. Estou certa que são as pessoas aqui presentes, os moradores do bairro que vão cuidar, porque amam este espaço, a sua freguesia e Almada.”

 

De campo de jogos a polidesportivo

A ideia de requalificar o campo de jogos da sua praceta partiu do jovem David Reis, o responsável por uma das sete propostas mais votadas na 1.ª edição do projeto COM.UNIDADE. Inserido no PRR Comunidades em Ação, Operação Integrada Caparica Trafaria, no eixo Cidadania e Empoderamento das Comunidades, este projeto tem como objetivo apoiar ideias e iniciativas da comunidade que visem o bem-estar comum dos residentes nos bairros do PIA (Plano Integrado de Almada), reforçar laços na comunidade, assim como a valorização e apropriação positiva do espaço público pela comunidade.

Na inauguração do novo espaço desportivo, Inês de Medeiros realçou a importância de mobilizar e envolver a comunidade. “É para isto que trabalhamos, para que as pessoas sintam que têm uma voz, que têm um espaço e que podem agir. Nós cá estamos para vos apoiar, para que caminho seja feito em conjunto.”

Para Maria Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA e responsável pelo pelouro da Intervenção Social, “este espaço permitirá aos nossos jovens a prática do exercício físico, tão necessária para diminuir a vida sedentária e promover a saúde.

Hoje, além das balizas que foi possível colocar com o financiamento do projeto (1000 euros), o campo de jogos da Praceta Aristides Mendes ganhou uma nova vida e transformou-se num polidesportivo. Para a concretização das intervenções – colocação de tabelas de basquetebol, bancadas feitas com sulipas retiradas do espaço público da Costa da Caparica, a rede da vedação a pintura do pavimento e dos muros e a requalificação do espaço envolvente –, o Centro Social e Paroquial do Cristo Rei e a Santa Casa da Misericórdia de Almada contaram com o apoio da CMA, da União de Freguesias de Caparica e Trafaria e do Colectivo Warehouse.

Já se encontra a decorrer a 2.ª edição do COM.UNIDADE (apresentação de ideias até 4 de abril).