Almada
Qualidade de Vida
13 May 2024

Praias de Ouro em 2024

São 17 as praias do concelho distinguidas com a bandeira “Praia com Qualidade de Ouro” pela associação ambientalista Quercus, na época balnear de 2024.

Almada, Praias, Quercus, Praia com Qualidade de Ouro, 2024, ambiente, Costa da Caparica, Trafaria
©Luís Filipe Catarino | CMA

Em 2024, foram distinguidas mais 26 praias do que em 2023. Das 420 praias galardoadas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.

Em Almada, as Praias com Qualidade de Ouro são:

- Bela Vista/Nova Vaga

- Cabana do Pescador

- Castelo

- CDS/Santo António

- Cova do Vapor

- Fonte da Telha

- Infante

- Mata

- Morena

- Praia Nova/Nova Praia

- Rainha

- Rei

- Rivieira

- S. João da Caparica/Praia do Norte

- Saúde

- Sereia

- Tarquínio e Paraíso / Dragão Vermelho

Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro", a água balnear avaliada de acordo com as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas e tem de respeitar os seguintes critérios:

•  Qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022);
  •  Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores para os seguintes indicadores bacterianos face aos valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.
  • Na última época balnear (2023), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

A listagem completa das “Praias com Qualidade de Ouro” pode ser consultada em https://praiasouro.quercus.pt