Programa Municipal Fruta Escolar

Fruta escolar_1

A partir do ano letivo 2023/2024, o Município de Almada promove, no âmbito do regime de fruta escolar, o Programa Municipal de Fruta Escolar, que garante a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas na sala de aula, duas vezes por semana, às cerca de 9000 crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, das escolas da rede pública do concelho de Almada.

Esta iniciativa, que implica um investimento de cerca de 126.000€, tem como objetivo a aquisição e promoção de hábitos de educação alimentar e de uma dieta equilibrada entre as crianças e jovens, contribuindo para uma redução da obesidade infantil e, simultaneamente, para a capacitação destes e suas famílias pela adoção de hábitos de consumo de fruta, em substituição de lanches de fraca qualidade alimentar.

Além da distribuição das peças de fruta e produtos hortícolas na sala de aula, que decorre com o acompanhamento dos educadores e professores, o Programa Municipal de Fruta Escolar inclui iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares. Assim, e em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Almada, serão promovidas uma série de atividades e medidas destinadas à educação das crianças sobre vários temas como a agricultura, os hábitos alimentares saudáveis e as questões ambientais, relacionadas com a produção, a distribuição e o consumo de frutas e produtos hortícolas.

Para marcar o sucesso desta iniciativa, a Vereadora Teodolinda Silveira, no dia 14 de dezembro de 2023, esteve na Escola Básica do Miradouro de Alfazina, acompanhada por membros da direção do Agrupamento de Escolas e respetivos técnicos da Divisão de Apoios Socioeducativos da Câmara Municipal de Almada, para viver de perto com as crianças e alunos desta escola o momento da distribuição e consumo da fruta desse dia.