Almada
Intervenção social
20 July 2022

Projeto Housing First arrancou com entrega da primeira casa

A CMA e o GIRA entregaram, esta manhã, a chave da primeira resposta de Alojamento à Medida Housing First – Casa Primeiro – na Caparica, destinada a pessoas em situação de sem abrigo com doença mental.

Almada, Housing First, Caparica, sem abrigo

“É a concretização de um sonho” afirmou, emocionada, a primeira pessoa em situação de sem abrigo que tem, a partir de hoje uma habitação e a real oportunidade para uma mudança de vida.

Este projeto de integração social inovador resulta de uma parceria entre a CMA e o GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa, e contou com o financiamento do POR 2020 – Programa Integrado de Intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo, em Almada.

Para Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, “esta parceria foi fundamental para tornar um espaço que estava devoluto e sem qualquer utilização numa habitação e pô-la ao serviço daquilo que é um bem maior, integrar alguém plenamente na sociedade”.

Nesta ocasião, Henrique Joaquim, diretor executivo da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) realçou a iniciativa inovadora da CMA a nível nacional. “A autarquia de Almada está de parabéns e é um exemplo, por reabilitar e valorizar um espaço sem uso e em degradação, mas que vai ter um impacto incalculável, quer na vida desta pessoa quer no testemunho e na replicação que pode ter noutros. Conseguimos perceber que com um pequeno esforço fazemos uma grande mudança. É esse o propósito do Housing First: encontrar espaços habitacionais para as pessoas em situação de sem abrigo e, a partir daí, encontrar o suporte social e comunitário adequados para que as pessoas sejam efetivamente integradas na sociedade”.

Até setembro serão integradas no projeto Housing First mais nove pessoas em situação de sem abrigo no concelho de Almada, duas das quais com doença mental, no âmbito da parceira com o GIRA e as restantes numa parceria com o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica.