Skip to main content
Almada
Proteção Civil
28 February 2025

Proteção Civil volta a colocar armadilhas para vespa asiática

Começa este sábado a colocação de 125 armadilhas para captura e controlo da vespa velutina (ou vespa asiática). O objetivo é impedir a formação dos primeiros ninhos.

Image
armadilha de vespas asiáticas
Foto de Anabela Luís | CMA

Nesta altura do ano, devido ao aumento das temperaturas, as vespas fundadoras saem do estado de hibernação e iniciam a construção dos ninhos primários.
 
Durante cinco sábados, as equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) vão estar no terreno para instalar armadilhas em locais estratégicos, um pouco por todo o concelho, e contabilizar o número de vespas capturadas.
 
Pretende-se capturar as vespas asiáticas fundadoras e impedir a formação de ninhos primários, agora que estamos na fase de início de atividade desta espécie invasora e predadora da abelha europeia.
 
Esta iniciativa é promovida pelo SMPC de Almada desde 2022. Desde então foram eliminados 496 ninhos primários e secundários.
 
Só no ano passado, estas equipas municipais capturaram 612 vespas velutinas fundadoras e destruíram 191 ninhos primários e secundários.
 
Esta ação, realizada pela equipa do SMPC de Almada, conta com o apoio do Corpo Permanente de Voluntários da Proteção Civil de Almada – “Panteras”.
 
Calendário 2025
- 1 de março
Colocação de 125 armadilhas (devidamente sinalizadas através de placa identificativa)
- 15, 29 de março e 12 de abril
Monitorização (mudança de isco e contabilização do número de vespas capturadas)
- 3 de maio
Retirada das armadilhas e contabilização final
 
 
O que fazer se detetar um ninho de vespa velutina
 
No caso de suspeita de presença de um ninho de vespa velutina deverá:
- contactar o SMPC Almada, através do email proteccao.civil@cm-almada.pt e indicar localização, nome, contacto telefónico e, se possível, anexar fotos;
- comunicar através da plataforma STOP Vespa.
 
Para saber mais sobre a Vespa Velutina (Asiática) e medidas de prevenção e autoproteção pode consultar esta publicação.