Quercus ilex | Azinheira
O nome comum azinheira é dado a duas diferentes espécies, Quercus ilex e Quercus rotundifolia. O espécime presente no jardim trata-se de Quercus ilex, e não de Quercus rotundifolia, a azinheira autóctone. As espécies distinguem-se facilmente pela forma redonda e espinhosa de Q. rotundifolia em oposição à folha em forma de pena de Q. ilex.
É uma árvore da família das Fagáceas, de folha persistente, que atinge os 20m de altura. As folhas são alternas, simples, elípticas, espessas, coriáceas, com margem lisa cobertas por uma penugem acinzentada na página inferior da folha.
As flores surgem na primavera, sendo as masculinas, amentilhos pêndulos e as femininas solitárias, envoltas numa cúpula. Os frutos consistem em bolotas cilíndricas que amadurecem e caem no Outono, sendo uma importante fonte de alimento para numerosos seres vivos.
Trata-se de uma espécie originária da Península Itálica, sudeste de França, litoral dos Balcãs e de algumas ilhas do mediterrâneo. Ocorre em bosques mistos, em todo o tipo de solos, em zonas de clima mediterrâneo.