PATRIMÓNIO
Condições de Acesso: Livre
Cronologia: Paleolítico/Mesolítico (?)
Propriedade/Natureza: Privada
Gestão/Entidade: Não determinadas
ENQUADRAMENTO LEGAL
Classificado: Não
Classificação/Proteção: Inventariado / Área de valor arqueológico potencial: qualquer tipo de intervenção relacionada com infraestruturas, incluindo as de saneamento e rede de águas, operações urbanísticas e atividades agrícolas ou florestais, se implicarem impactos significativos ao nível do subsolo, deve ser precedida de trabalhos arqueológicos de diagnóstico, podendo implicar ulteriores medidas de minimização e adaptações aos projetos de intervenção em função da avaliação dos elementos encontrados
Legislação Associada: PDM de Almada
Quinta de Nossa Senhora da Conceição 6
No decurso das prospeções arqueológicas realizadas num campo de seara recentemente ceifada, identificou-se um testemunho isolado de indústria lítica e de atividade agrícola, materializado pela recolha de uma lamela denticulada em sílex, interpretada como um eventual elemento de foice.
Os vestígios materiais indiciam o potencial de um sítio de dimensões significativas, cujos assentamentos humanos remontam à Pré-História Antiga, englobando o Paleolítico (c. 35 000 a.C. – 10 000 a.C.) e o Mesolítico (c. 10 000 a.C. – 6 000 a.C.), encontrando-se atualmente afetado pela atividade agrícola contínua.
Estes achados consubstanciam a passagem ou o estabelecimento de grupos nómadas nestas áreas bem irrigadas, próximas de linhas de água sazonais. O seu modelo de subsistência assentaria na caça, na pesca e na recoleção de recursos estuarinos de cariz alimentar, enquadrando-se no perfil de comunidades de caçadores-recoletores e pescadores tardios na bacia fluvial do rio Tejo.
A parcela percorrida integra a Área de Sensibilidade Arqueológica 5 (ASA 5), delimitada em Plano Diretor Municipal (PDM) e correspondente à Quinta da Nossa Senhora da Conceição I. Esta zona de proteção justifica-se pela recorrência de vários pontos de interesse arqueológico que, no seu conjunto, configuram uma mancha de ocupação abrangente.