Prémios
2 January 2020

Raquel Viveiros e Teresa Casimiro vencem Prémio de Investigação Cidade de Almada

O Prémio de Investigação Cidade de Almada, na sua 3.ª edição, foi atribuído ao projeto PureCleanMIP - Produção limpa de anticorpos plásticos no LAQV, FCT - NOVA.
Cma Logo
Raquel Viveiros e Teresa Casimiro venceram o Prémio de Investigação Cidade de Almada, na categoria de Ciências e Tecnologias. Na sua 3.ª edição, este prémio, promovido pela Câmara Municipal de Almada (CMA), distinguiu o projeto «PureCleanMIP - Produção limpa de anticorpos plásticos no LAQV», na FCT - NOVA, campus da Caparica, uma solução para purificação inovadora do laboratório à industria. Raquel Viveiros e Teresa Casimiro receberam um prémio pecuniário de 15 mil euros, mais um trofeu de direitos de autor para a proposta de investigação. Menção Honrosa Esta 3.ª edição distinguiu ainda, com uma Menção Honrosa, na categoria de Ciências e Tecnologias, o projeto «PAPELCARE - Desenvolvimento de testes de diagnóstico não enzimáticos colorimétricos e de baixo custo para deteção de biomarcadores», de Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, da FCT - NOVA, campus da Caparica. Com este galardão bienal, a autarquia pretende apostar no potencial da investigação, como motor do desenvolvimento local, e projetar o concelho como território do conhecimento e da inovação. Júri da 3.ª edição O Prémio de Investigação Cidade de Almada teve como membros do júri:- João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada Indicados pela Academia de Ciências de Lisboa:- Manuel José de Matos - Ana Maria de Matos Charas - Helena Alves - Jorge Manuel Ferreira Morgado  Projetos distinguidos na 1.ª e 2.ª edições 1.ª edição: - Elvira Fortunato e Rodrigo Martins (FCT-UNL)Projeto: «Nanotecnologias e Materiais para a Microelectrónica na FCT-UNL: uma janela aberta para o mundo!» 2.ª edição: - Silvana Munzi (FC-UL)Projeto: «Bioindicadores Ecológicos em Meio Urbano: uma nova abordagem metodológica aplicada à cidade de Almada» - Dulce Simões (ISCTE-IUL/Museu da Cidade de Almada)Projeto: «Memórias e Identidades da Cooperativa de Consumo Piedense»