A Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Sul, em parceria com o SNS, anuncia a continuidade do Rastreio gratuito do Cancro da Mama no Município de Almada.
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 45 e os 74 anos e cada mulher deverá realizá-lo de 2 em 2 anos.
🗓 O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro de 28 de novembro de 2025 a 9 de abril de 2026, nos seguintes períodos/locais:
📌 28 de novembro a 29 de dezembro – Feijó (Junto à Junta de Freguesia);
📌 02 a 15 de janeiro – Monte de Caparica (Junto ao Mercado – Rua Lino Lima);
📌 19 a 26 janeiro – Costa de Caparica (Junto à Praça da Liberdade);
📌 28 de janeiro a 20 fevereiro – Charneca de Caparica (Junto à Junta de Freguesia);
📌 24 de fevereiro a 9 de abril – Almada (Junto à Praça S. João Batista – próximo da Biblioteca Municipal).
As unidades móveis de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro possuem equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama pronta para a receber.
Saiba mais sobre o processo em Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Contamos consigo. A deteção precoce do cancro da mama pode significar a sua cura. Cuide de si e da sua saúde.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realiza o Programa de Rastreio de Cancro da Mama de base populacional, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde, respeitando as Diretrizes Europeias do Rastreio do Cancro da Mama. Este tipo de rastreio, organizado, que acontece de 2 em 2 anos, é mais eficaz do que o rastreio oportunistico (ou ocasional, não organizado e não monitorizado) pois é gerador de melhores resultados no combate à doença.
Este programa é realizado por médicos e técnicos especializados (que observam diariamente um elevado número de utentes e apenas realizam exames da mama, portanto, com foco e atenção constantes neste tipo de observação). Este tipo de rastreio, organizado, é mais eficaz do que o rastreio oportunístico (ou ocasional, não organizado e não monitorizado) pois é gerador de melhores resultados no combate à doença. O rastreio da LPCC confere uma maior celeridade entre diagnóstico e tratamento permitindo a identificação de lesões pré-malignas ou mesmo malignas em estádios iniciais da doença, permitindo o seu tratamento atempadamente e com maior sucesso.
👉 não tenham alterações conhecidas na mama;
👉 não tenham próteses mamárias;
👉 não tenham sido submetidas a mastectomia;
👉 nunca tenham tido cancro da mama;
👉 não estejam grávidas nem a amamentar.
Se preenche os requisitos, vai ser convidada via carta postal para efetuar o rastreio, mas também poderá fazê-lo dirigindo-se a qualquer Unidade Móvel ou fazendo agendamento pelos contactos:
☎ 245 009 299
☎ 915 999 890
📧 rcm.admin@ligacontracancro.pt.
As nossas Unidades Móveis de Rastreio são colocadas na sua localidade de residência ou de trabalho, junto a centros de saúde ou outras entidades locais, nos nossos grupos de apoio, para estarmos próximos de si.
Sim, pelos contactos: ☎ 245 009 299/ ☎ 915 999 890 ou 📧 rcm.admin@ligacontracancro.pt ou na própria unidade móvel perto de si.
Não. O rastreio do cancro da mama é para mulheres sem sintomas e que nunca tiveram cancro de mama. Se já teve cancro de mama deverá ser seguida junto do seu oncologista ou médico de família.
Não, o rastreio do cancro da mama destina-se, atualmente, à faixa etária 45-74 anos, é nestas idades que se encontram a maioria dos cancros da mama. No seu caso deverá ser seguida pelo seu médico de família.
Não, o rastreio do cancro da mama destina-se, atualmente, à faixa etária 45-74 anos, é nestas idades que se encontram a maioria dos cancros da mama. No seu caso deverá ser seguida pelo seu médico de família.
Não, o rastreio do cancro da mama destina-se, atualmente, à faixa etária 45-74 anos. Se tem histórico de risco familiar de cancro não pode ser seguida no rastreio. Nestes casos, deverá ser seguida nas clínicas de risco familiar dos IPO.
Sim, pode desde que preencha os requisitos:
1) Não apresenta qualquer alteração na mama – está assintomática
2) Tem entre 45 e 74 anos
) Não tem próteses mamárias
) Não realizou mastectomia
5) Nunca teve cancro da mama
Pode. Poderá fazer o rastreio em qualquer unidade móvel.
Não, o rastreio destina-se a utentes sem sintomas. Neste caso deverá juntamente com o seu médico marcar exames de diagnostico.
Não. O rastreio é bianual e para utentes sem sintomas. Se está com algum sintoma deverá procurar o seu médico para fazer exames de diagnostico.
Este programa é realizado por médicos e técnicos especializados (com elevado número de observações realizadas diariamente, realização apenas de exames da mama, com foco e atenção constantes nesta matéria). Este tipo de rastreio, organizado, é mais eficaz do que o rastreio oportunístico (ou ocasional, não organizado e não monitorizado) pois é gerador de melhores resultados no combate à doença e mais económicos. O rastreio da LPCC confere uma maior celeridade entre diagnóstico e tratamento permitindo a identificação de lesões pré-malignas ou mesmo malignas em estádios iniciais da doença, permitindo o seu tratamento atempadamente e com maior sucesso.
Com mamógrafos digitais diretos.
A equipa técnica e médica é especialista neste tipo de exames e dedicada a este tipo de patologia.
Todo o encaminhamento processual é garantido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro de forma a abreviar todo o tempo entre o diagnóstico e tratamento.
O processo é enviado para o hospital que a utente desejar.
A mamografia é um exame específico para estudo da mama e utiliza baixa dose de radiação. Essa dose é relativamente baixa em comparação com outros exames de imagem. Este exame é importante no diagnóstico precoce do cancro da mama, podendo detetar a doença antes de surgir qualquer sintoma ou alteração ao exame clínico. O sucesso do tratamento do cancro da mama depende, em grande parte, do diagnóstico precoce.