Reabilitação Urbana
11 February 2016

Reabilitação urbana com resultados visíveis

Em 2011 foi criada pela Câmara Municipal de Almada a primeira Área de Reabilitação Urbana do país, em Cacilhas. Desde então, o concelho conta já com um total de sete, que permitiram a reabilitação de 309 fogos.
Cma Logo
Dos 309 fogos intervencionados no âmbito das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), 111 estavam devolutos, passando a integrar, na sua maioria, o mercado de arrendamento após as obras.
  Até janeiro de 2016, o investimento privado na reabilitação de edifícios no concelho de Almada, ao abrigo deste programa, ascendeu aos oito milhões euros, tendo sido a comparticipação municipal de 480 mil euros.
  Com o objetivo de revitalizar os núcleos históricos das várias freguesias, foram criadas as ARU de Cacilhas, Almada, Trafaria, Pragal, Cova da Piedade, Caparica e Porto Brandão.

A fixação de população jovem nos núcleos históricos foi também apoiada pelo município, que colaborou na atribuição de 20 subsídios (Porta 65 Jovem) a jovens arrendatários nas ARU.
  Os benefícios da reabilitação no âmbito das ARU passam pela isenção de taxas municipais, comparticipação municipal a fundo perdido e diversos incentivos fiscais.
  Mais informaçõeswww.m-almada.pt/aru