Estão envolvidos neste projeto-piloto 1.079 alunos, dos 3 aos 18 anos, e 40 docentes, abrangendo toda a comunidade escolar. As atividades incluem sessões práticas em sala de aula, formação de professores e momentos de acompanhamento, com o objetivo de criar rotinas sustentáveis de atenção plena.
Os resultados, de acordo com os professores e alunos, estão a fazer-se sentir: maior concentração, redução do stress e um ambiente mais tranquilo, são apenas algumas das mudanças relatadas. São ainda descritas melhorias significativas no foco, na autorregulação emocional e nas relações interpessoais.
Num tempo em que os desafios emocionais e sociais afetam cada vez mais cedo crianças e jovens, o Respirar na Escola® demonstra que pequenos gestos, como parar e respirar, podem gerar grandes mudanças.
Este projeto é uma ferramenta acessível e eficaz de promoção de bem-estar e saúde mental, tanto para os alunos como para os docentes, e representa uma aposta concreta na prevenção e na construção de comunidades educativas mais humanas, empáticas e equilibradas.
O desafio futuro vai ser garantir a continuidade, o alargamento e a formação adequada para que mais escolas possam beneficiar destas práticas.