21 September 2022

SEM | Workshop Plano Climático Almada 2030

Workshop Plano Climático Almada 2030
Workshop Plano Climático Almada 2030_CMAlmada

As alterações climáticas não podem ser encaradas como um problema do futuro. São um problema de hoje, de todos os dias e os seus efeitos já se fazem sentir de várias formas.

Neste encontro (formato presencial e transmissão online) será apresentado o Plano Climático que Almada pretende desenvolver, nomeadamente o que está a ser delineado para se poder cumprir as metas ambiciosas, mas vitais de atingir, em termos de redução de emissões a nível local e europeu até 2030.

Serão também partilhadas várias experiências locais e regionais de projetos de adaptação e mitigação das alterações climáticas, incluindo experiências bem sucedidas e inspiradoras onde clima e mobilidade agem de mãos dadas pela qualidade de vida das cidades.

Condições de participação: inscrições obrigatórias através do e-mail diacs@cma.m-almada.pt

Programa provisório:

09:00h - Receção dos participantes

09:15h – Abertura da Sessão - Diretor Municipal Arqº Paulo Pais

09:30 Apresentações

(15min) - Ruas saudáveis | André Neves, Transport for London (online)

(15min) – Mobilidade sustentável: A CMA em projetos europeus | Margarida Coelho, CMA – Câmara Municipal de Almada

(15min) - Logística em zonas pedonais: caso de Maribor | Município de Maribor – Eslovénia (online, em inglês sem tradução)

(15min) - Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável | Sofia Bento, IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes (online)

(15min) - Rede Ciclável Metropolitana e projeto Smarthubs | Sérgio Pinheiro, TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa

(25min) - Q&A | Perguntas e respostas

Moderação: Duarte d´Araújo Mata, CMA – Câmara Municipal de Almada

11:10h - Intervalo para café (20min)

11:30h - Plano Climático Almada 2030 - Duarte d´Araújo Mata e Alexandra Castro, CMA – Câmara Municipal de Almada

(15min) – Mais um Plano? Para que nos serve o Plano Climático Almada 2030?

(25min) – Quiz Climático interativo com os participantes

(10min) - Plano Climático Almada 2030: porque precisamos de si?

12:20h: Encerramento da sessão (Presidente Câmara Municipal de Almada)