Subcomissão da Plataforma Local para a Redução do Risco de Catástrofe reuniu pela primeira vez
Esta subcomissão, que visa fortalecer a resiliência do território e a redução do risco de catástrofes, juntou os membros da CMPC e representantes do setor público, privado e social, com convidados de áreas como transportes, comunicações, ensino secundário, universidades e politécnicos, permitindo assim envolver vários setores da comunidade almadense. Contou ainda com a presença da Vereadora Francisca Parreira e da Presidente Inês de Medeiros, que encerrou a cerimónia.
A iniciativa surge no contexto da adesão de Almada à campanha internacional Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), promovida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes (UNDRR), que visa tornar os territórios mais seguros, resilientes e sustentáveis até 2030. A cidade de Almada, que já havia aderido à primeira edição do programa em 2019, renovou assim o seu compromisso em 2021, alinhando-se com as metas globais de redução de riscos e construção de resiliência.
O principal objetivo da criação da Plataforma Local para a Redução do Risco de Catástrofe (LRRC) de Almada é garantir uma gestão integrada e coordenada dos riscos, envolvendo todos os setores da comunidade, promovendo uma abordagem colaborativa e multissetorial. A subcomissão vai contribuir para a operacionalização das estratégias locais de proteção civil, com a meta de fortalecer a capacidade da cidade em prevenir e mitigar desastres. Esta reunião refletiu o empenho de Almada em consolidar uma abordagem preventiva e integrada, onde a responsabilidade e compromisso são partilhados a diversos níveis.
Aproveitando a ocasião e no seguimento da celebração do Dia Internacional da Proteção Civil (dia 1 de março) seguiu-se a apresentação da Unidade Móvel de Comando e Comunicações (UMCC), equipamento que não existia em Almada e que dota o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de uma infraestrutura de comando, coordenação e comunicações, móvel, adaptável e tecnologicamente robusta e atual.
A UMCC está equipada com sistemas de comunicações e sistemas informáticos e tecnológicos que permitem garantir as capacidades de comando, gestão operacional atempada e de apoio à decisão, com elevado grau de eficácia e eficiência. Esta valência facilita também a coordenação de um elevado número de agentes de Proteção Civil, serviços municipais e outras entidades.