PATRIMÓNIO
Visitável: Sim
Condições de Acesso: Condicionado a horário
Cronologia: Século XXI
Propriedade/Natureza: Pública (municipal)
Gestão/Entidade: Companhia de Teatro de Almada
ENQUADRAMENTO LEGAL
Classificado: Não
HORÁRIO
Dias de abertura: Quarta-feira a Domingo
Horário nos dias úteis: Quarta a sexta-feira: 13h30 às 22h30
Horário aos Sábados: 13h30 - 22h30
Horário aos Domingos: 13h30 às 19h30
CONTACTOS
SITE
Teatro Municipal Joaquim Benite
O projeto de construção do edifício, da autoria dos arquitetos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, sob coordenação de Gonçalo Afonso Dias, foi concebido entre 1998 e 2001, ano do início da obra. A inauguração realizou-se no dia 17 de julho de 2005.
Integra dois auditórios (principal e secundário), um de cena contraposta, de planta retangular em anfiteatro; e outro de cena configurável, sendo apoiado por várias estruturas: café-concerto, sala de vídeo, livraria, galeria de exposições e ATL de marionetas. O edifício dispõe ainda de uma cafetaria e de um restaurante. A sala principal tem capacidade para 450 lugares e é uma das maiores bocas de palco do país, acolhendo espetáculos de teatro, dança, ópera, música, entre outros eventos culturais.
Em 2012, pouco tempo após a sua morte, o teatro assume o nome de Joaquim Benite, homenageando assim o fundador e antigo diretor da Companhia de Teatro Almada, responsável também pela criação do Festival de Teatro de Almada.