Entre o Largo Manuel de Arriaga, a Rua 5 de Outubro e o Largo da Igreja os moradores e visitantes aproveitaram o espaço público com iniciativas como um Eco-Mercado Rua + Verde, com projetos e marcas da região, jogos tradicionais, xadrez na rua, workshops, conversas, atividades desportivas, passeios de bicicleta e música.
Os agricultores das Terras da Costa estiveram presentes, no âmbito do projeto do Agroparque das Terras da Costa, com a venda de produtos locais da Costa da Caparica. Os projetos Cicloficina de Almada, Loja Circular, BIA – Biblioteca Itinerante de Almada e Pedalar Sem Idade contribuíram também para animar os dois dias repletos de atividades.
Também durante a SEM a CMA abriu ao público uma nova zona pedonal entre a Praça da Liberdade e o Mercado Municipal da Costa da Caparica. Com esta intervenção será devolvido mais espaço público às pessoas para que o possam usufruir com maior segurança e melhor acessibilidade.
O programa da SEM 2024 incluiu ainda conferências e oficinas-debate que contribuíram para a reflexão e desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e amigas das pessoas.
Promover para uma mudança de hábitos e estilos de vida mais saudáveis, criando condições para requalificação do espaço público, com maior segurança e melhor acessibilidade é um dos propósitos da SEM que procura ainda induzir outras formas de mobilidade mais ativa e multimodal, potenciando o uso do transporte público, os modos suaves como a bicicleta, a trotinete e o andar a pé.