O espaço, cheio de cor e vida, simboliza um marco importante para a união e a identidade local, sendo o resultado de um esforço conjunto entre a Câmara Municipal de Almada, a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e a Pró-Associação do Ringue das Barrocas. Uma obra que também conta com a assinatura dos artistas almadenses Vasco Maio e Manel Alma, com a curadoria da Hoopers.
A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, afirmou que esta é a inauguração de um espaço fundamental, identitário e emotivo, feito de memórias de uma comunidade. Estes são espaços muito grandes no coração de todos os que aqui habitam (...) e vamos sempre mais longe quando vamos juntos a remar para o mesmo lado", disse a autarca, fazendo votos de "que seja um espaço de encontro e de festa, como tem sido hoje o dia todo".
Por seu turno, Maria D'Assim presidente da União de Freguesias, destacou que "a reabilitação do Polidesportivo das Barrocas, mais conhecido pelo Ringue das Barrocas, é um sonho tornado realidade", pedindo à comunidade que o estime. E ficou a promessa da Pró-Associação do Ringue das Barrocas: "Foram quarenta anos de memórias, agora vamos criar mais quarenta anos de memórias".
Mais do que um equipamento de lazer e de desporto, o novo ringue, que foi também o campo onde Luís Figo deu os primeiros passos no futebol, é um símbolo de união e de preservação de memórias e identidade.
A festa fez-se ao longo de todo o dia, e foi uma verdadeira festa popular, com muita música, desporto, dança, petiscos e boa disposição.