Skip to main content
José Miguel Noras

Cargo / Função

Presidente do Conselho de Curadores ANMCH

Biografia

Doutor em História pela Universidade de Lisboa, é Presidente do Conselho de Curadores da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e investigador doutorado integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Membro efectivo da Ordem dos Economistas e do Conselho Superior de Avaliação e Qualidade do Instituto Politécnico de Santarém, pertence à Academia de Letras e Artes de Portugal, à Sociedade de Geografia de Lisboa e à Associação Portuguesa de Escritores. É, ainda, Académico Honorário da Academia Portuguesa da História.

Foi deputado à Assembleia da República (em parte das VIII e IX Legislaturas), Presidente da Câmara Municipal de Santarém (1992-2002) e Presidente da respectiva Assembleia Municipal (2002-2005).

Em virtude dos seus trabalhos no âmbito da salvaguarda do Património Cultural, foi condecorado, em 1997, pelo Presidente Jorge Sampaio, e, em 2002, pelo Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. No ano de 2005, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa, atribuída pelo XVI Governo Constitucional.

Da sua bibliografia, fazem parte as seguintes obras: 

  • Real de Beatriz batido em Santarém? A note on the arenço as an unit of weigth;
  • Heráldica do Município de Santarém (projecto e introdução da obra);
  • A Remessa de Santarém e as moedas no tempo do Infante Santo;
  • Santarém e o Magreb (ficha numismática de D. Afonso Henriques);
  • As palavras mansas esmagam os ossos;
  • A asa do meu orgulho duriense;
  • Vozes do Ventre da Lua;
  • Contributos dos municípios para a salvaguarda do património;
  • Centros Históricos Portugueses – Associação, prémios e desafios;
  • Sobre os sistemas monetários portugueses e o dinheiro de emergência de Almeida;
  • Mais Património – Vida e alma por trás das pedras;
  • Vão morrer meninos de cem anos;
  • Bernardo Santareno da nascente até ao mar.

Possui ainda trabalhos publicados nas seguintes antologias:

  • José Saramago, 90 anos 90 palavras
  • e Abril – 40 Anos.
Frederico Mendes Paula

Cargo / Função

Secretário Geral da ANMCH

Biografia

Lisboa (1956). Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1981) e pós-graduado pelo Institute for Housing Studies de Roterdão (1982). Frequentou o curso de Oficina Gráfica do AR.CO (1976) e o curso de Árabe Clássico da Universidade Nova de Lisboa (1978 a 1980).

Colaborou no atelier do arquitecto Luís Bruno Soares em Lisboa (1979 a 1981), integrou os quadros da Câmara Municipal de Coruche (1983) e foi sócio-gerente da firma M. Paula, Lda, em Lagos (1984 e 1998).

A partir de 1998 integra os quadros da Câmara Municipal de Lagos, com actividade no planeamento estratégico, gestão do centro histórico, recuperação de património e prevenção do risco sísmico.

Foi representante da Câmara Municipal de Lagos na direcção do Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas (2006-2012), do European Walled Towns (2006-2012) e da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico - APMCH (1999-2017).

Foi consultor da Comissão de Coordenação da Região do Algarve para a elaboração dos Planos Estratégicos das Freguesias de Budens e Bordeira (2001).

Foi vencedor de duas edições do Prémio Gulbenkian para a Valorização do Património (1997 e 2003), distinguido com o Prémio Nacional “Memória e Identidade" da APMCH (2014) e com o Brasão do Município de Alcácer Quibir (2018).

É secretário-geral da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, presidente do júri do Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano” e membro do Conselho de Curadores dos Centros Históricos Portugueses.

É membro da Ordem dos Arquitectos, da Fundación Al-Idrisi Hispano Marroquí, do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica e membro da direcção do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves.

Organizou e participou em conferências e exposições, apresentando 97 comunicações, e é autor e co-autor de 30 publicações e artigos sobre temas relacionados com a sua actividade profissional e com as relações históricas entre Portugal e Marrocos.

Soraya Genin
Soraya Genin

Cargo / Função

Presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) - Portugal

Biografia

Soraya Monteiro Genin é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1990), mestre em Conservação e Reabilitação Arquitetónica e Urbana (1995) e doutorada em Engenharia (2014) pela Universidade Católica de Leuven. 

É Professora Auxiliar do ISCTE-IUL, Sub-Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, onde leciona na área de Conservação Arquitetónica e Tecnologias da Arquitetura desde 2002. 

É Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS desde 2018. Membro perito do Grupo de Trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e dos Comités Científicos Internacionais da Formação (CIF), da Teoria e Filosofia da Conservação e Restauro (THEOPHILOS), dos Lugares de Religião e Ritual (PRERICO) e da Pedra (ISCS). 

É Autora de diversas publicações e comunicações sobre Conservação do Património Cultural e História da Construção, suas principais áreas de investigação. 

É Coordenadora dos projetos de investigação “SizaATLAS. Filling the gaps for World Heritage” (coordenação geral) e “F-ATLAS. Franciscan Landscapes: the Observance between Italy, Portugal and Spain” (investigadora principal), no ISTAR-IUL e no DINÂMIA-CET-IUL. 

Venceu o prémio “TEKTÓNICA Promotor Academia” atribuído ao curso “Práticas da Arquitetura”, que organiza desde 2012, na Feira Internacional da Construção, em Lisboa. 

Vencedora de diversos concursos limitados desenvolvidos no seu atelier (1999-2014):

  • Projeto de passadiço para a Torre de Belém, em 2002;
  • Reabilitação para cafetaria no Palácio Nacional de Queluz, em 2002;
  • Restauro da capela do Livramento no Estoril, em 2003;
  • Conservação das abóbadas do claustro da Hospedaria do Convento de Cristo em Tomar, em 2004;
  • Reabilitação das coberturas, jardins e cozinha da Embaixada de França, em Lisboa, 2006;
  • Reabilitação da cobertura do palácio e das fachadas do novo edifício da Assembleia da República, em Lisboa, 2013.

Em 2014 encerrou a atividade de projeto para se dedicar a tempo integral ao ensino e investigação.

Helena Botelho

Cargo / Função

Presidente do Conselho Diretivo Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos

Biografia

É licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa em 1993 e Doutorada em Arquitectura pela Universidade de Valladolid em 2007. 

É professora na área científica de Projecto de Arquitectura desde 1997. Iniciou a actividade de docente na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa, onde ainda exerce funções e foi docente do curso de mestrado integrado em Arquitectura no ISCTE-IUL entre 2010 e 2015, desempenhando funções de vice-directora entre 2010 e 2013 e membro eleito da Comissão Científica em 2010. Foi ainda Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Arquitectura e Artes da Universidade de Évora, no ano lectivo de 2011/2012. É, actualmente, Directora da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada, Lisboa.

Exerce actividade profissional de Arquitectura em regime de colaboração desde 1991 e tem Atelier próprio desde 1994. Trabalhou nos ateliers de António Teixeira Guerra, Pedro Vieira de Almeida, Gonçalo Byrne, Manuel e Francisco Aires Mateus, entre outros, entre 1992 e 1998. Sócia de Filipe Mónica no Atelier Helena Botelho Filipe Mónica entre 2007 e 2015. É actualmente sócia da empresa Helena Botelho Arquitectura.

Paralelamente tem desenvolvido outras actividades, das quais se destacam: 

  • Organização das publicações de divulgação do Plano Director Municipal da Maia;
  • Responsável pelo Tema da Arquitectura no portal Terràvista;
  • Apoio à organização do livro “Gonçalo Byrne, Obra biográfica”; 
  • Eleita, responsável pelos Ateliers de Arquitectura para crianças na Galeria das Salgadeiras; 
  • Comissária da Exposição “Senhores Projectos no Bairro de Gonçalo M. Tavares” – exposição realizada por alunos de Universidade Lusíada a partir da colecção “O Bairro” do escritor (Lx Factory, Lisboa 2009);
  • Comissária de Exposição “Lusíada 30 Anos Arquitectura” (Museu dos Coches, Lisboa 2016);
  • Comissária da Exposição ‘O Processo: 12 Casas de Alberto Campo Baeza, 12 Casas para Alberto Campo Baeza” (Fundação EDP, Lisboa 2019);
  • Coordenação de diversas exposições, catálogos e conferências em espaços académicos, co-autora e coordenadora geral do “Projecto Rede, Galeria de Arte Pública”. 


É, actualmente, a presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

Jorge Humberto

Cargo / Função

Diretor do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Biografia

Jorge Humberto Silva trabalha na Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

É Engenheiro do Ambiente de formação (FCT-UNL).

Diretor Operacional da Entidade Regional de Turismo. Trabalha nas áreas da estruturação do produto, da qualificação da oferta e da promoção.

O percurso profissional inclui:

  • O desenvolvimento de projetos nos domínios da estruturação de produtos turísticos (avaliação dos principais produtos, ofertas e recursos da Região de Lisboa);
  • A afirmação de novos produtos e ofertas bem como o desenvolvimento e a afirmação de novos “territórios turísticos” na Área Metropolitana de Lisboa;
  • Ações relativas à qualificação da oferta e ao apoio aos empresários e investidores turísticos;
  • Intervenções no domínio do planeamento turístico;
  • Trabalhos no âmbito das estatísticas e da informação no turismo.
Paulo Pais

Cargo / Função

Diretor Municipal de Economia Inovação e Comunicação da Câmara Municipal de Almada

Biografia

Paulo Manuel da Costa Amaral Prazeres Pais, nasceu a 10 de fevereiro de 1969, em Luanda, Angola. Licenciou-se em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em janeiro de 1993.

Desenvolveu atividade liberal nos primeiros anos de profissão, tendo ingressado na Câmara Municipal de Lisboa em março de 1993, no Departamento de Construção de Habitação.

Em fevereiro de 1996 transitou para o Departamento de Administração Urbanística da Zona Oriental da Direção Municipal de Planeamento e Gestão Urbanística, para exercer funções de assessoria ao Diretor de Departamento.

Em setembro de 1998, transitou para o Departamento de Assessoria Urbanística da DMPGU, com as funções de Assessoria ao Diretor de Departamento e de Coordenação do Gabinete de Licenciamento de Estabelecimentos de Restauração e de Bebidas.

Chefe da Divisão de Licenciamentos Especiais, entre novembro de 2000 e maio de 2002.

Diretor de Projeto do Plano Diretor Municipal, da Câmara Municipal de Loures, entre maio de 2002 e dezembro de 2007, onde coordenou o processo de revisão do PDM de Loures.

Entre janeiro de 2008 a junho de 2022, exerceu funções dirigentes na Câmara Municipal de Lisboa, como Diretor do Departamento de Planeamento Urbano no qual, entre outras tarefas, coordenou a revisão do PDM, alvo de inúmeras distinções internacionais recebidas pelo Município de Lisboa.

Desde 1 de julho de 2022 exerce as funções de Diretor Municipal na Câmara Municipal de Almada.

Participou como orador em diversos congressos e encontros nacionais e internacionais na área do Planeamento Territorial.

Foi Membro do Conselho de Delegados da antiga Associação dos Arquitetos Portugueses.

É autor de diversos artigos publicados em revistas e livros de Arquitetura e Urbanismo.

Recebeu público louvor na Câmara Municipal de Lisboa da Vereadora Margarida Magalhães, em 2002, do Diretor Municipal de Urbanismo, em 2020, e do Vereador Ricardo Veludo, em 2021.