Visita Fotográfica às Exposições Municipais

INKANYAMBA

Na Galeria Municipal de Arte, a artista sul-africana Buhlebezwe Siwani debruça-se sobre questões relacionadas com a construção, desconstrução e resignificação da identidade negra feminina.

A exposição Inkanyamba, que significa «cobra» em Zulu, faz uma viagem pelos trabalhos recentes desta artista, que incluem vídeo, fotografia, pintura e instalação.

Muitas das obras são retratos que refletem experiências autobiográficas de Siwani.

A CAMINHO DOS MESTRES

Exposição coletiva dos alunos da Escola de Fotografia Luz do Deserto, refletindo os seus diversos estilos e conhecimentos.

No Solar dos Zagallos, os alunos da Escola de Fotografia Luz do Deserto mostram o seu trabalho na exposição coletiva A Caminho dos Mestres, refletindo os seus diversos estilos e conhecimentos, mostrando as mais diversas temáticas – natureza, espaços, objetos, paisagem, pessoas.

DOCA’13

Nesta exposição, Paulo Martins revisita os antigos estaleiros da Lisnave através da fotografia. Uma possibilidade de reescrever a narrativa deste espaço das suas memórias. Patente no Solar dos Zagallos, na Sobreda.

DE CAIS EM CAIS

A exposição De Cais em Cais, no Solar dos Zagallos, apresenta uma das facetas mais presentes na pintura de Pedro Fernandes: a temática náutica. Esta surge aqui tratada através de uma figuração geometrizada, servindo de pretexto a contrastantes jogos cromáticos, onde o permanente diálogo entre luz e sombra assume um manifesto protagonismo.

Tendo em conta a umbilical relação do concelho de Almada com o rio Tejo e o Atlântico, consubstanciada na sua histórica ligação à construção e reparação naval, às pescas e a todas as atividades co-relacionadas, esta mostra constitui também uma merecida homenagem a todos os almadenses, que de uma forma ou de outra tiveram desde sempre as suas vidas ligadas ao mar.