Arte Urbana Percurso 1

ArteUrbana1

A Câmara Municipal de Almada criou, em 2009, a 1.ª edição do Concurso de Graffiti e, até 2013, foram realizados anualmente concursos envolvendo cerca de uma centena de jovens artistas almadenses.

Em 2013, foi criado o projeto “Arte com Responsabilidade”, com uma rede de 14 muros autorizados para a prática do graffiti, abrangendo seis freguesias do concelho de Almada. Este projeto permitiu que os jovens pudessem pintar nestes muros com regularidade, sem infringirem a lei, dando-lhes liberdade para criarem os seus projetos artísticos.

A partir de 2014, a iniciativa passou a ter a designação de “Mostra de Graffiti”, com diversos jovens inscritos provenientes de Almada e de fora do concelho. Na Mostra foram também convidados artistas profissionais, tendo passado por Almada nomes como Vanessa Teodoro, Skran, Odeith e Smile, com obras que podem ser apreciadas em várias zonas da Romeira, na Cova da Piedade.

No antigo estaleiro da Lisnave, atualmente desativado, encontram-se algumas obras do grande artista português VHILS, concebidas para o videoclip da banda U2.
Esta zona está interdita ao público, uma vez que existe o perigo de derrocada de alguns dos edifícios. No entanto, se fizerem uma pesquisa na internet poderão encontrar estas obras.

Na última edição da Mostra de Graffiti, realizada em 2017, decorreu também o Festival Urbano com danças urbanas e street food. Esta edição contou com a participação de jovens a nível internacional.

Informações úteis:

Tipo de Percurso: Pedestre

Extensão: 2,5 km

Duração aproximada: 1h

Grau de Dificuldade: Fácil

Época Aconselhada: Todo o ano

Recomenda-se o uso de calçado confortável