Skip to main content
Dança
16 November 2021
16 November 2021 21:00
21:00
23:00
Convento dos Capuchos
VER MAPA

Domingo: Estudo 1 – Programa MURAL 18

Image
Domingo: Estudo 1
Domingo: Estudo 1 | Convento dos Capuchos

Máquina. Aparelho destinado a produzir movimentos. Artefacto que transforma energia. Obra grandiosa reveladora de génio. Pessoa com grande capacidade de trabalho.

No teatro clássico grego e romano, uma máquina (guindaste ou outro meio mecânico) introduzia, vindo de fora do palco, um ator representando uma divindade. Essa máquina, conhecida como “deus ex-machina”, era um truque para salvar a obra de todas as incoerências internas.

É também conhecido como máquina, um estilo musical que se desenvolveu na segunda metade da década de 1980, na região de Valência (Espanha), em que sons instrumentais, como o da guitarra elétrica, foram substituídos por sons criados por máquinas como sintetizadores, samplers e sequenciadores.
As festas e as noites soavam a maquinaria industrial. Maquinismo.

Na era moderna, as máquinas substituem a mão-de-obra. São mais eficientes, não se cansam e a sua margem de erro parece ser insignificante.


Direção artística: Cláudia Dias

Interpretação: Cláudia Dias, Karas e João Miguel Fonseca

Textos: Cláudia Dias, Karas e Idoia Zabaleta

Música original: João Miguel Fonseca

Vídeo: Américo Jones

Fotografia: João Miguel Fonseca

Direção técnica: Nuno Borda D’Água

Materiais gráficos: Américo Jones

Produção: Sete Anos Associação Cultural


INFORMAÇÕES:
Entrada livre mediante reserva de bilhete

212 919 342 | capuchos@cma.m-almada.pt