Musealização das Pescas e da Arte-xávega

Arte Xávega
©Franscisco Silva
Arte xávega_2

Projeto no âmbito de uma candidatura enquadrada pelo GAL ADREPES Costeiro, ao MAR2020 na tipologia de Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos.

Na sequência da inscrição da Arte-xávega na Costa da Caparica-Fonte da Telha no Inventário Nacional de Património Imaterial (2017), é transversal a diversos serviços municipais e tem como eixos fundamentais:
- Reabilitação das instalações de apoio à pesca artesanal (45 alvéolos e zonas anexas) na zona de praias da Costa de Caparica;
- Instalação de um espaço museológico dedicado à pesca e à Arte-xávega que enquadre a sua cultura material, operacionalizando o conceito de “museu vivo” ao valorizar as técnicas e práticas culturais da pesca artesanal, saber específico da comunidade na relação com o seu meio;
- Criar condições de trabalho aos pescadores e acolher visitantes na zona dos apoios de pesca, instalar sinalética nas áreas de trabalho junto ao plano de água e aos locais onde se desenvolvem trabalhos em terra, criar um percurso de visitação e produzir materiais de valorização da pesca.

A par da Câmara Municipal de Almada tem como parceiros a Ala-ala - Associação de Pesca Artesanal, a Associação de Pesca e Arte-xávega da Costa de Caparica e a FCT/UNL com a Candidatura Embaixadores pelo Mar: Comunidades Piscatórias e Surfistas.

Para mais informações: 21 273 40 30; div.museuspatrimonio@cm-almada.pt