Projeto de investigação do Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz

Almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
escavações_Almaraz1
escavações_Almaraz2

O Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz localiza-se em pleno núcleo urbano de Almada e corresponde a uma área de cerca de quatro hectares. Os trabalhos arqueológicos que decorreram até 2001 permitiram identificar um povoado do 1º milénio a.C., em excecional estado de conservação.

Em 2020, o Município de Almada deu início a um projeto de investigação denominado “Quinta do Almaraz: sociedade, economia e quotidianos durante o 1º milénio a.C.”, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural. Este  contempla duas componentes essenciais: o aprofundamento da investigação, com o objetivo de caracterizar o povoado do 1.º milénio a.C. a partir do estudo e publicação do espólio e do desenvolvimento de campanhas de escavação anuais; e a ampla divulgação dos resultados obtidos, projetando Almaraz nacional e internacionalmente.

Integram o projeto investigadores da UNIARQ-Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico e arqueólogos municipais.

Duração do projeto: 2020-2024

Para mais informações: 21 272 41 90; arqueologia@cm-almada.pt

 

Video file
Informação adicional
Cartaz 1ºCampo Arqueológico 2021
Cartaz Jornadas Europeias de Arqueologia 2021