Projeto de investigação do Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz

Almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
almaraz
escavações_Almaraz1
escavações_Almaraz2
Almaraz
Almaraz
Almaraz
Almaraz
Almaraz
Almaraz
Almaraz

O Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, identificado em 1986, localiza-se em pleno núcleo urbano de Almada e encontra-se classificado como Sítio de Interesse Público pela Portaria n.º 266/2013. Em 2020 deu-se início a um projeto de investigação designado como “Quinta do Almaraz: sociedade, economia e quotidianos durante o 1º milénio a.C.”, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural.

O projeto tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o povoado do 1º milénio a.C. a partir do estudo e publicação das coleções das escavações desenvolvidas durante a década de 1990, bem como através da realização de novas campanhas de escavação. A par deste estudo espera-se uma ampla divulgação dos resultados obtidos, projetando Almaraz no meio científico nacional e internacional.

Atualmente o projeto envolve investigadores de diversas universidades e centros de investigação nacionais: UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Laboratório de Arqueociências da DGPC, CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Instituto Superior Técnico e diversos departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa.

As campanhas de escavação decorridas entre 2020 e 2022 centraram-se na área interna do povoado, para a qual ainda não existiam dados sólidos. Os trabalhos de campo têm permitido uma progressiva identificação do urbanismo interno de Almaraz e escavar diversas unidades habitacionais (casas) do 1º milénio a.C., revelando paulatinamente os modos de habitar e os quotidianos da comunidade que aqui residiu durante a Idade do Ferro.

Duração do projeto: 2020-2024

Para mais informações: 21 272 41 90; arqueologia@cm-almada.pt

 

Video file
Informação adicional
Cartaz 1ºCampo Arqueológico 2021
Cartaz Jornadas Europeias de Arqueologia 2021
Cartaz Jornadas Europeias de Arqueologia 2022